São José dos Pinhais recebe no próximo fim de semana, nos dias 11 e 12 de abril, o Hana Matsuri 2015, festividade tradicional da comunidade japonesa que comemora o nascimento de Buda. O Hana Matsuri este ano compreende o 11º Festival das Flores e o Natal Budista do Paraná, o evento acontecerá no Parque São José com entrada gratuita e diversas atrações como apresentações culturais e gastronomia japonesa.

Organizado através de inúmeras parcerias, e com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, os visitantes terão um pouco mais de contato com a cultura japonesa, seus costumes e tradições e sua culinária. Segundo uma das organizadoras do Hana Matsuri, Claudia Hamasaki, as expectativas são grandes para a realização do evento. Escolhemos São José dos Pinhais, além de outros motivos, pela questão do público, das famílias que sempre prestigiaram as outras edições, comentou Claudia que na ocasião agradeceu a apoio da administração pública do Município, em especial ao prefeito Luiz Carlos Setim.

O Hana Matsuri 2015 terá praça de alimentação com pratos típicos da culinária japonesa, como sosu yakisoba, sushi, tempura, oniguiri, dentre outros, além de feira de artesanato com origami, kirigami, mangá, camisetas, botons, entre outros. Os visitantes poderão ainda participar das oficinas de shodo, brincadeiras tradicionais japonesas e origami.

As apresentações culturais ficam por conta das tradicionais atrações como Wakaba Taiko e Wakaba Yosakoi Taiko (dança moderna japonesa), Ryukyukoku Matsuri Daiko (tambores de Okinawa) e a tradicional Obon Odori com as Bachans.

Hana Matsuri 2015 no Parque São José acontece dias 11 e 12 de abril, das 11h às 19h.