FELIPE SOUZA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma tenda recém-instalada para fazer exames e tratar casos de dengue teve parte da lona que reveste as paredes rasgada antes mesmo da inauguração, na zona norte de São Paulo.
Funcionários de saúde não presenciaram a ação dos vândalos, mas dizem que o rasgo ocorreu à noite, provavelmente feito com faca ou tesoura.
A previsão é que essa tenda, construída na região com o maior número de casos da doença da capital, seja aberta na próxima segunda-feira (6).
Na manhã desta quarta-feira (1º), diante do rasgo, crianças brincavam na estrutura, instalada ao lado da UBS Jardim Vista Alegre, na Brasilândia. Elas puxavam carrinhos e jogavam bola no tablado onde será feito o atendimento dos pacientes.
A tenda tem, por enquanto, apenas o tablado e uma estrutura revestida de lonas grossas nas laterais e no teto.
Duas mortes pela doença foram confirmados neste ano na cidade de São Paulo. Uma das vítimas era uma mulher de 84 anos, que marava na Brasilândia, ocorrido no dia 28 de janeiro, e o de um garoto de 11 anos, morador do Jardim Ângela (zona sul de SP), ocorrido no dia 9 de março.
O último balanço da dengue em São Paulo foi divulgado na semana passada. Entre 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos foram notificados e 4.436 foram confirmados autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 4.326 casos notificados e, destes, 1.412 autóctones confirmados. Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo.
A Secretaria Municipal da Saúde não informou o custo da montagem da estrutura. A prefeitura disse que o local conta com seguranças das 7h às 19h, e conta com ronda da Guarda Municipal e alarme nos outros períodos.
O município afirmou ainda que já está fazendo o conserto da tenda e vai colocar um segurança 24 horas no local a partir desta quinta-feira (2).
As tendas farão a triagem dos casos suspeitos e o paciente passará por um médico, tomará soro e os remédios para aliviar os sintomas. Além disso, será feita coleta de amostras de sangue para que se confirme a doença.