SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A rodovia Anchieta foi totalmente liberada para o tráfego no início da noite desta quarta-feira (1º) após ficar com a pista sul fechada por mais de 13 horas por conta de um acidente. A batida aconteceu ainda na madrugada, envolveu quatro carretas e deixou uma pessoa morta.
Segundo a Ecovias, a liberação aconteceu por volta das 18h10. Com isso, as pistas norte e sul da Anchieta estavam operando para a descida ao litoral, às 19h10, assim como a pista sul da Imigrantes. Já a subida para a capital paulista acontecia apenas pela pista norte da Imigrantes. A concessionária afirma que a divisão é feita para garantir a maior fluidez do trânsito.
O acidente que bloqueou a estrada aconteceu por volta das 4h50, no km 53, altura de Cubatão (no litoral de SP). Ao todo, se envolveram na batida uma carreta carregada de produto químico e outras três carregadas de soja. O motorista de um dos veículos morreu. Já os outros três não tiveram ferimentos.
Com a batida, os carros que estavam entre o km 49 e o km 53 ficaram represados por mais de 8 horas. Segundo a concessionária Ecovias, eles seguiram viagem apenas por volta das 13h, quando uma faixa da via foi liberada para eles. Os demais veículos – antes do km 49 – foram desviados para a pista norte da Anchieta, que passou a operar no sentido litoral.
Por volta das 19h10, a Anchieta registrava dois pontos de lentidão por conta do excesso de veículos. No sentido São Paulo, o problema estava entre o km 62 e o km 65, na chegada a Santos (no litoral de SP), e no sentido capital paulista ele estava entre o km 20 e o km 17, já na região de São Paulo.