Com o recente incêndio que afetou o Porto de Santos na última semana, o tema prevenção e combate aos acidentes ambientais voltou à tona no cenário nacional e internacional. Na última semana, durante a maior feira do setor de logística e comércio exterior do país, a 21ª Intermodal South America, realizada em São Paulo, o tema meio ambiente esteva muito presente nos estandes dos 50 principais portos do mundo representados no evento. Para avaliar a resposta ao combate de incêndio e explosões em terminais líquidos a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoverá um simulado no próximo dia 29 de abril. O cenário será um dos terminais líquidos existentes na área portuária do Porto de Paranaguá. Na oportunidade ocorrerá será simulado um incêndio, seguido de explosão, onde serão avaliados os recursos de combate a explosão e incêndio das empresas que integram o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), criado e coordenado pela Appa desde 2014.

Desafios e resultados Ambientais
Os avanços conquistados pela Appa e os desafios ambientais para o setor de logística foram apresentados para empresários, técnicos e autoridades portuárias presentes na Intermodal.

Entre os resultados positivos estão a redução do número de pombos, cujos dejetos e secreções transmitem doenças perigosas. Em 2014, um monitoramento apontou a existência de 11640 aves. Já em fevereiro 2015, o número caiu para 1883 pombos. A ação integra o Programa de Controle de Proliferação de Vetores. Paralelamente, o programa desenvolve atividades de controle do número de ratos. Outro dado positivo está relacionado à geração de resíduos na faixa portuária, reduzida de 270 toneladas para 114 toneladas em um ano. Cuidados com a biota aquática e todas as espécies que vivem na baía de Paranaguá também compõem as ações ambientais do Porto. Há 14 meses o número e a frequência de botos que aparecem na baía são monitorados, assim como o volume do estoque pesqueiro. O número de botos identificados já aumentou de 40 para 107 neste período.

Itália vai sediar celebrações globais do Dia do Meio Ambiente
A Itália foi nomeada sede das celebrações globais do Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, para este ano. O anúncio foi feito pelo governo Italiano juntamente com o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (Pnuma).

O tema deste ano é Salve bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado, destacando a eficiência de recursos e consumo e produção sustentáveis no contexto da capacidade regenerativa do planeta.

O subsecretário-geral da ONU e diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, declarou durante o anúncio que enquanto os países industrializados são responsáveis pela maior parte do consumo de recursos do mundo, os padrões de consumo insustentáveis estão se tornando mais prevalentes em todo o mundo, com a expectativa de que 3 bilhões de consumidores de classe média sejam somados à população global até 2030 – muitos deles de economias emergentes. A Expo Milano 2015 acontece de 1º de maio a 31 de outubro com o tema Alimentando o Planeta – Energia para a Vida, e com o apoio do Dia Mundial do Meio Ambiente contará com ideias e soluções que possam ajudar a garantir a saúde, a segurança e comida suficiente para todos, enquanto respeitando o planeta e seu equilíbrio. Estima-se que representantes de 140 países, e mais um número significativo de organizações internacionais, devam se reunir no evento.

Empresa lança tinta que brilha no escuro para proteger ciclistas
O LifePaint é um spray que brilha no escuro, iluminando o ciclista durante a noite. Criada pela Volvo e feita à base de água, a tinta dura cerca de dez dias e pode ser usada tanto na bicicleta, como na roupa de quem pedala. Apesar de acender quando refletido por carros à noite, a tinta é invisível à luz do dia. O objetivo do produto é colaborar com a segurança no trânsito. Em Londres, o número de mortos e feridos em acidentes é alto. Por isso, a cidade criou uma lista de metas para tentar reduzir em 40% o número de óbitos até 2020. A intenção da montadora sueca é internacionalizar o produto.