Na tarde da última terça-feira o Paraná foi atingido por fortes tempestades em várias regiões.  O Simepar divulgou em sua conta no Instagram uma foto de autoria de Felipe Matias, retirada do blog de Ronaldo Alves Sense, nela pode-se ver uma formação na forma de um funil no setor esquerdo de uma célula de tempestade em Arapuã, na região do Vale do Ivaí, no interior do Paraná.

O Simepar disse que apesar da foto não há como comprovar se houve a existência de um tornado, apenas que trata-se de uma célula de tempestade intensa que poderia ter ocasionado um tornado entre os dois municípios.

No vizinho — O registro sobre o Paraná foi um dia depois de Xanxerê, em Santa Catarina, ser atingida pelo tornado. De acordo com a Defesa Civil estadual, duas pessoas morreram e mais de mil ficaram desabrigadas. A força dos ventos destruiu totalmente 2.600 casas, um ginásio de esportes e uma unidade de saúde. “30% da cidade foi destruída”, calcula o secretário de desenvolvimento regional do Estado, Ivan Marques. O meteorologista Rogério Rezende, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), disse que não é possível saber a velocidade exata dos ventos, mas estimou entre 130 km/h e 160 km/h.