Os acidentes e mortes que acontecem entre trabalhadores no exercício das funções serão lembrados nesta terça-feira (28), em um ato público que marca o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Das 8 às 17 horas, uma equipe da Secretaria do Trabalho e Emprego vai distribuir, na Boca Maldita, a cartilha sobre prevenção, saúde e segurança no trabalho, que informa como os trabalhadores podem evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. É grande o número de vitimados anualmente. Entre as maiores causas estão maquinários velhos e desprotegidos, tecnologia ultrapassada, mobiliário inadequado, ritmo acelerado, assédio moral, cobrança exagerada e desrespeito à legislação trabalhista, disse a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

Mirian explicou que um ambiente seguro e saudável é responsabilidade de empregadores e empregados. A empresa deve informar aos trabalhadores os riscos existentes no seu ambiente de trabalho, o que deve ser feito para eliminar ou diminuir esses riscos e como proteger-se dos riscos que ainda existem utilizando equipamento de proteção individual, disse.

O dia 28 de abril é dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O movimento começou no Canadá e espalhou-se por diversos países. Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais.

A promoção do Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em Curitiba é do Ministério Público do Trabalho, com o apoio das secretarias municipais do Trabalho e Emprego e da Saúde (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador), Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (municipal e estadual), Força Sindical, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Metalúrgicos, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.