A vacina contra o vírus influenza H1N1, H3N2 e B, causadores de forte gripe, começou a ser aplicada ontem em todo Brasil. Em Curitiba, a meta é vacinar pelo menos 303 mil pessoas, o equivalente a 80% dos integrantes dos públicos-alvo. No primeiro dia, foram muitas pessoas procurando as unidades de saúde de Curitiba para receber a dose da vacina. 

O engenheiro civil Leonardo Rocha Loures, de 76 anos, aproveitou que a chuva parou para ir até a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho para se vacinar. Para ele, esse é um hábito adquirido ao longo dos últimos anos e que lhe dá mais segurança para encarar o inverno.
A Campanha Nacional de Vacinação se estende até o dia 22 de maio e é destinada a crianças de seis meses a 5 anos incompletos, portadores de doenças crônicas, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram bebês há no máximo 45 dias, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
As 110 unidades básicas de saúde estão vacinando, de acordo com o horário de funcionamento de cada local. No próximo sábado, acontece o Dia D da Vacinação, com postos específicos funcionando ao longo do dia em locais de grande movimentação.