Com o cenário inédito de alunos que tentaram o Fies e acabaram ficando sem o financiamento, as faculdades do Paraná já começam a investir no financiamento privado, algo ainda pouco ofertado e que agora começa a ser trabalhado, segundo afirma o presidente do Sindicado das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR), Jacir Venturi.
No ano passado praticamente todos os alunos que solicitaram o Fies foram atendidos. Neste ano, o número de solicitações foi praticamente o mesmo, mas metade dos alunos não foram atendidos. Além disso, o governo já deu um recado muito claro: não haverá novos contratos para o 1º semestre, contextualiza.
Então está havendo um movimento significativo. As facultades estão buscando alternativas de financiamento, financiamento próprio, e estão negociando com instituições financeiras para oferecer crédito, para que os bancos criem o financiamento estudantil, complementa. Ainda de acordo com Venturi, as instituições de ensino foram pegas de surpresa com as mudanças no Fies, anunciadas no final de 2014, o que acabou comprometendo o planejamento financeiro.
Para não perder as matrículas, as instituições estão mantendo os alunos que contavam com o Fies sem qualquer penalização, o que acaba gerando um buraco no caixa das instituições. Temos muitos alunos inadimplentes matriculados em nossas faculdades, e isso tem grado dificuldades extremas, relata Venturi.