Os terminais de ônibus de Curitiba receberão feira de profissões para que os usuários do transporte coletivo possam conhecer as opções oferecidas pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). A feira será feita através de acordo realizado entre a Urbs e o Instituto e a primeira feira será no Terminal Boqueirão, nesta segunda-feira (11) das 14h às 17h.

Professores e acadêmicos do Instituto terão uma base no terminal para explicar aos interessados os detalhes de cursos técnicos como o de Eletrônica, Mecânica, Informática e Petróleo e Gás, ou cursos superiores de Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão Pública, além da pós-graduação em educação profissional.

Depois da experiência piloto no Boqueirão, a feira de profissões do IFPR deverá ir a outros terminais de transporte. “Trata-se de um novo conceito de integração. É a integração das pessoas com novos serviços e, assim, os terminais deixam de ser apenas pontos de passagem, disse o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. Nesse novo posicionamento, a estrutura do transporte coletivo procurará agregar o maior leque possível de serviços e utilidades para os passageiros.

A Mostra de Cursos será feita com a participação de representantes do IFPR que ficarão próximo à guarita de entrada à disposição dos interessados para explicar o que é o Instituto, quais os cursos que oferece e como funciona o processo seletivo. Muitas vezes as pessoas deixam de procurar um curso por desconhecer que é gratuito ou não saber da existência de vagas, afirma o professor Vilmar Fernandes, diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPR.

Ele explica que a parceria com a Urbs permite levar a oferta dos cursos a um público que está na lida de todo dia e nem sempre sabe da possibilidade de fazer um curso técnico gratuitamente. Temos uma conta social muito grande, precisamos levar informação ao maior número possível de pessoas e muitas delas que estão em busca de oportunidades estão nos terminais de ônibus, afirma o professor. Por dia, em torno de um milhão de pessoas passa pelos 21 terminais de transporte da cidade.

O Instituto é uma das novas instituições federais que ampliaram a educação pública de nível médio e superior em todo o País e, no Paraná, substituiu a antiga Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Voltado à educação superior, básica e profissional, o IFPR é especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica e atua em 14 cidades paranaenses com cursos em implantação em outras seis cidades. No país, são 38 institutos federais.

O IFPR oferta gratuitamente, mediante processo seletivo, oito cursos técnicos de ensino médio integrado, 16 cursos técnicos subsequentes (pós-médio), dois cursos de nível superior (Tecnólogo em Gestão pública e Bacharelado em Ciências Sociais) e, na área de pós graduação, Especialização em Educação Profissional – Latu Sensu.

Os cursos técnicos de ensino médio são os de Administração, Eletrônica, Informática, Mecânica, Processos Fotográficos, Programação de Jogos Digitais, Contabilidade e Petróleo e Gás.

Os cursos subsequentes (voltados a estudantes que já cursaram o ensino médio e que buscam formação técnica) são os de Administração, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eventos, Massoterapia, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, Prótese Dentária, Radiologia, Saúde Bucal, Telecomunicações, Transações Imobiliárias, Enfermagem, Mecânica e Secretaria.

O campus do IFPR em Curitiba funciona na Rua João Negrão, 1.285, no bairro Rebouças, telefone 3535-1606. O site é http://curitiba.ifpr.edu.br .