O Atlético Paranaense começou o Campeonato Brasileiro com alguns números preocupantes no sistema ofensivo. E também no sistema defensivo.

Após duas rodadas, o Atlético é o segundo time que menos finalizou na competição (apenas nove por jogo, em média). O lanterna nessa estatística é o Joinville, com cinco finalizações por partida. O líder é a Ponte Preta, com 18. Os dados são do site inglês WhoScored, especializado em estatísticas.

Em outros números importantes, a equipe do técnico Milton Mendes ocupa posição intermediária. É o 11º colocado em posse de bola (com 49,1%) e o 9º em precisão de passes (80,5%). Na bola alta, o time é o 11º lugar, com 11,5 duelos aéreos vencidos por jogo.

Na parte defensiva, o Atlético é o sexto time que mais permite finalizações dos adversários: média de 15 por jogo. É também o quinto que mais comete faltas, com 17,5 por partida. O único dado positivo é o número de desarmes: é o sexto melhor, com 21,5 por jogo.

No aspecto individual, o destaque ofensivo é o atacante Walter, que participou dos três gols na vitória sobre o Internacional, na primeira rodada – marcou um e fez a jogada dos outros dois. Ele é que mais finaliza no time, com média de 2,5 por jogo. No aspecto defensivo, o líder em desarmes é o volante Jadson, com média de quatro por jogo.