Até 10 de junho, edital público seleciona até 15 empresas para participar do Programa Franquias Paraná, que tem subsídio financeiro do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR; Associação Brasileira de Franchising será responsável pela orientação educacional

Empreendedores paranaenses de micro e pequenas empresas que desejam expandir seus negócios formatando-os também como franquia podem contar com o apoio de um projeto do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Lançado na última segunda-feira, dia 18, um edital público vai selecionar até 15 empresas com sede e atuação no Estado e faturamento anual de até R$ 3,6 milhões para participar do Programa Franquias Paraná, de maneira subsidiada.

As atividades envolvem consultorias, treinamentos, visitas técnicas e participação em uma feira internacional, visando à implementação de serviços de pesquisa e desenvolvimento para formatação de franquias a partir de micro e pequenas empresas das áreas do varejo, serviços e indústria.

Tornar micro e pequenos negócios franqueadores é uma estratégia de expansão. Nesse cenário de crise econômica, a franquia é um grande fator de estabilidade, porque exige mais conhecimento sobre ferramentas de gestão do negócio, ressalta Osmar Dalquano Junior, consultor do Sebrae/PR responsável pelo Programa. Ele recorda que dados da ABF mostram um crescimento de 3% do varejo no País, no ano passado, contra uma elevação de 7,7% das franquias, no mesmo período.

Segundo o consultor, os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais têm programas semelhantes para formatação de franquias, mas o modelo de edital seletivo classificatório, como o apresentado pelo Sebrae/PR, é inédito. De agosto deste ano até outubro de 2016, as empresas selecionadas terão 11 dias de treinamento de franchising, farão visitas técnicas em franquias do Paraná, receberão 500 horas de consultoria (pelo menos, 370 delas pelo Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia) e participarão da International Franchise Association, maior feira internacional do setor, marcada para fevereiro próximo, no Texas, Estados Unidos.

O custo total do Programa é de R$ 65,8 mil, mas, dependendo da pontuação alcançada pela empresa no edital, pode-se conseguir um subsídio do Sebrae/PR e da Fecomércio, que varia de 40% a 60% do valor. As inscrições, que vão até 10 de junho no site www.sebraepr.com.br/franquias, ocorrem em duas etapas: uma pré-inscrição, com agendamento de diagnóstico presencial, mediante pagamento de R$ 320, e a inscrição, caso a empresa atinja mais de 60 pontos no diagnóstico.

Se ela não estiver preparada, sugere-se a melhoria na gestão e a candidatura no próximo ano, explica Dalquano Junior.

Como existe a necessidade de maturidade de gestão, o Franquias Paraná é destinado para empresas com um ano ou mais de mercado. O consultor do Sebrae/PR afirma que o investimento tem retorno garantido, uma vez que o estudo aprofundado feito no Programa torna o negócio vendável. Você estará preparando seu negócio para que as pessoas tenham interesse em adquiri-lo e aplicá-lo no mercado.

Assessor da Presidência do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Paikan Salomon Mello e Silva acredita que o edital vem preencher uma lacuna, ao prestar auxílio a boas empresas com necessidade de expansão. O subsídio tem esse objetivo de facilitar o acesso ao franqueamento. Existem boas ideias no Paraná, que podem ser desenvolvidas e espalhadas pelo Brasil.

 

Brasil é quarto em franchising

O Brasil é o quarto mercado mundial em franchising, atrás de China, Estados Unidos e Coreia do Sul, com 127 mil estabelecimentos, de 2.942 marcas. A grande concentração no País é no eixo Rio-São Paulo. Entre os setores que mais crescem no franqueamento estão Comunicação, Informática e Eletrônicos; Acessórios Pessoais e Calçados; Casa e Construção; Educação e Treinamento; Veículos (locação e serviços); Limpeza e Conservação; Alimentação.

Segundo a ABF – referência no mercado, que será responsável por toda a parte de treinamento no Programa Franquias Paraná –, o setor de franchising emprega, hoje, mais de um milhão de brasileiros, o dobro de dez anos antes.

A maior parte das sedes das franqueadoras está na Região Sudeste (70,9%), seguida de Sul (16,8%), Nordeste (7,6%), Centro-oeste (3,9%) e Norte (0,8%). O Paraná aparece em terceiro, quando o assunto são estados que abrigam sedes de franqueadoras, com 7,6% das empresas. São Paulo é o primeiro lugar (52,6%) e Rio de Janeiro (11,4%) vem em seguida. Minas Gerais (5,9%) e Rio Grande do Sul (4,7%) completam o top 5.