O Atlético Paranaense venceu por 1 a 0 o Atlético Mineiro, nesse domingo (dia 24) à tarde, na Arena da Baixada, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, subiu para a 4ª colocação, seis pontos. O time mineiro está na sétima posição, com quatro pontos.

Essa foi a quarta vitória consecutiva do Atlético-PR em casa – antes venceu o Internacional (pelo Brasileirão), o Tupi (pela Copa do Brasil) e o Nacional (com o sub-23, pelo Torneio da Morte do Campeonato Paranaense). É a melhor sequência do time na Arena em 2015.

O Atlético-PR não tinha Jadson, suspenso, e Deivid, lesionado. A baixa de última hora foi Marco Damasceno, afastado por indisciplina. O esquema tático era o 4-2-3-1, com três meias ofensivos (Douglas Coutinho na direita, Felipe centralizado e Nikão na esquerda). O time mineiro jogou no mesmo sistema.

O primeiro tempo teve domínio do Galo, que tinha mais qualidade na troca de passes e um quarteto ofensivo mais dinâmico, confundindo com facilidade a marcação adversária. O Atlético-PR precisou das defesas de Weverton para se manter vivo. E, numa jogada individual de Nikão, conseguiu o gol aos 39 minutos. Ele cruzou e Douglas Coutinho completou, quase dentro do gol.

No total dos primeiros 45 minutos, o Atlético-MG teve 54% de posse de bola, oito finalizações, 21 cruzamentos e quatro escanteios. O time paranaense somou sete finalizações, oito cruzamentos e um escanteio.

No segundo tempo, o Atlético-MG continuou dominando o jogo, mas o Furacão melhorou na marcação e dificultou a vida do adversário. Aos 12 e aos 19, duas substituições no time da casa: saíram os dois pontas: Nikão e Douglas Coutinho. Entraram Guilherme Arana e Dellatorre. Apesar de ser lateral-esquerdo, Arana (ex-Corinthians) entrou como meia-ponta pela esquerda. Foi a estreia dele pelo clube paranaense.

Aos 41, Walter foi expulso por reclamação. O Atlético-PR ficou com um jogador a menos, mas suportou a pressão até o fim. Outro lance polêmico ocorreu aos 46, quando o Atlético-MG marcou o gol, mas o árbitro anotou falta de Leonardo Silva em Weverton.

No total dos 90 minutos, o jogo terminou com 43% de posse de bola do Atlético-PR, que finalizou dez vezes (cinco certas), fez 12 cruzamentos, acertou 86% dos passes e somou dois escanteios. O Galo teve 15 finalizações (quatro certas), 92% de passes certos, 46 cruzamentos e nove escanteios.

ATLÉTICO-PR 1 x 0 ATLÉTICO-MG
Atlético-PR: Weverton, Eduardo, Gustavo, Kadu e Natanael (Paulinho Dias); Otávio, Hernane, Douglas Coutinho (Dellatorre), Felipe e Nikão (Guilherme Arana); Walter. Técnico: Milton Mendes
Atlético-MG: Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Dátolo, Luan (Maicossuel), Carlos (Giovanni Augusto) e Thiago Ribeiro (Jô); Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi
Gol: Douglas Coutinho (39-1º)
Expulsão: Walter (41-2º)
Cartões amarelos: Douglas Coutinho, Weverton, Felipe, Otávio (CAP).
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Público: 13.510 pagantes (15.013 total)
Renda: R$ 258.070
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Luan perde bola na defesa. Nikão fica livre e rola para Douglas Coutinho, que perde o gol feito. O bandeirinha marca impedimento.
4 – Patric cruza rasteiro. Lucas Pratto finaliza no cantinho. Weverton defende.
10 – Thiago Ribeiro cruza da direita. Livre na área, Carlos cabeceia no canto. Weverton segura.
13 – Dátolo arrisca de longe. A bola vai ao lado do gol.
20 – Natanael puxa contra-ataque, avança e arrisca de longe. A bola vai sobre o gol.
21 – Thiago Ribeiro invade a área e rola para Lucas Pratto, que chuta. Weverton rebate.
33 – Felipe invade a área e chuta cruzado. Vitor espalma. A bola sobre limpa para Douglas Coutinho, que chuta fraco. O goleiro segura.
39 – Gol do Atlético-PR. Nikão faz grande jogada pela esquerda e cruza rasteiro. Douglas Coutinho completa quase dentro do gol.
42 – Walter chuta de longe. Vitor defende no centro.

Segundo tempo
5 – Lucas Pratto invade a área e chuta cruzado, sobre o gol.
13 – Dátolo chuta de longe. A bola vai sobre o gol.
26 – Giovanni cruza. Lucas Pratto pega de primeira e chuta sobre o gol.
27 – Contra-ataque. Lucas Pratto fica na cara do gol. Natanael dá carrinho e desarma.
32 – Walter tenta o gol do meio-campo. Ele chuta por cobertura, com Vitor adiantado. A bola vai para fora.
38 – Felipe chuta de fora da área. Vitor segura no centro.
45 – Bola alta para a área. Leonardo Silva domina, gira e chuta ao lado do gol.
46 – Weverton corta cruzamento pelo alto, mas tromba em Leonardo Silva e perde a bola. Dátolo aproveita e marca o gol. O árbitro anota falta no goleiro. Lance polêmico.