O Coritiba venceu por 2 a 1 a Ponte Preta, nessa quarta-feira (dia 27) à noite, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O jogo de volta será em Campinas, em 21, 22 ou 23 de julho. A CBF ainda não divulgou a data exata. O gol fora de casa é critério de desempate na competição. Com isso, se perder por 1 a 0 na partida de volta, o Coxa será eliminado. Mas só precisa de um empate para chegar às oitavas de final.

O resultado de ontem manteve uma invencibilidade de 14 anos. O Coritiba não perde em casa para a Ponte Preta desde 2001 – foram nove vitórias e um empate nesse período.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

Os gols do Coritiba foram marcados por reservas: Wellington Paulista e Giva. O primeiro começou o ano como titular, mas perdeu a posição após a final do Campeonato Paranaense. O segundo veio do Santos e nessa quarta-feira fez sua quarta partida no Coritiba – todas como substituto.

Wellington Paulista marcou seu quinto gol pelo Coritiba. Ele soma 18 jogos pelo clube (16 como titular) e uma assistência.

O Coritiba começou sem Carlinhos, Luccas Claro e Alan Santos, lesionados. Helder e Welinton foram poupados, devido ao desgaste físico. O técnico Marquinhos Santos manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Rafhael Lucas sozinho no ataque. Os três meias ofensivos eram Wellington Paulista na direita, Ruy no centro e Thiago Galhardo na esquerda.

A Ponte Preta iniciou a partida com oito reservas e três titulares (Marcelo Lomba, Pablo e Gilson). O time paulista mostrou qualidade na marcação e um ataque perigoso.

O primeiro tempo foi equilibrado, com duas grandes chances para a Ponte e três para o Coxa. A Ponte fez 1 a 0 aos 27 minutos. Cesinha chutou de fora da área e acertou o ângulo. O Coxa teve duas oportunidades (uma com Rafhael Lucas e outra com João Paulo), ambas desperdiçadas. Mas empatou o jogo aos 43. Ivan cruzou e Wellington Paulista, cabeceou para fazer 1 a 1.

Aos 41, Thiago Galhardo saiu lesionado. Negueba entrou e, inclusive, participou do gol de empate, começando a jogada com um belo drible.

O primeiro tempo teve 54% de posse de bola do Coritiba, que somou 8 finalizações (4 certas), 13 cruzamentos (3 certos) e 5 escanteios. A Ponte teve 6 finalizações (3 certas), 6 cruzamentos (1 certo) e 1 escanteio.

O segundo tempo começou com ritmo mais lento e com a Ponte Preta mais recuada, marcando melhor. Foram poucas chances de gol. Aos 31 minutos, Wellington Paulista foi substituído pelo atacante Giva. O gol da vitória saiu aos 39. Ruy e Rafhael Lucas fizeram boa jogada para Giva, livre na área, finalizar no canto.

Aos 44, o volante Ícaro entrou no lugar de Rafhael Lucas.

No total dos 90 minutos, o Coxa teve 51% de posse de bola, 14 finalizações (seis certas), 21 cruzamentos (3 certos) e 7 escanteios. A Ponte somou 7 finalizações (3 certas), 9 cruzamentos (2 certos) e 2 escanteios.

CORITIBA 2 x 1 PONTE PRETA
Coritiba: Bruno; Norberto, Leandro Almeida, Leandro Silva e Ivan; João Paulo, Rosinei, Wellington Paulista (Giva), Ruy e Thiago Galhardo (Negueba); Rafhael Lucas (Ícaro). Técnico: Marquinhos Santos
Ponte Preta: Marcelo Lomba; Jeferson, Renato Chaves, Pablo e Gilson; Juninho, Vitor Xavier, Cesinha (Diego Oliveira), Paulinho (Adrianinho) e Roni; Borges (Leandro). Técnico: Guto Ferreira
Gols: Cesinha (27-1º), Wellington Paulista (43-1º), Giva (39-2º),
Cartões amarelos: Paulinho, Gilson, Jeferson (PP). Ivan, Rafhael Lucas (C).
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Público: 7.563 pagantes (8.976 total)
Renda: R$ 93.425,00
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Thiago Galhardo dribla, invade a área e chuta cruzado. O goleiro rebate.
7 – Wellington Paulista rouba do zagueiro e rola para Rafhael Lucas, na cara do gol. Ele domina mal e perde gol feito.
12 – Gilson cruza da esquerda. Livre, Cesinha cabeceia. Bruno espalma.
20 – Cruzamento perigoso. Bruno tira de soco. Roni pega o rebote, dribla um e chuta no cantinho. Leandro Almeida salva com a ponta da chuteira.
21 – Thiago Galhardo chuta de longe. O goleiro segura.
25 – Wellington Paulista recebe na meia-lua, gira e chuta ao lado do gol.
27 – Gol da Ponte Preta. Cesinha parte da ponta-esquerda, corta para dentro, dribla Leandro Silva e chuta de fora da área. A bola vai no ângulo.
31 – Thiago Galhardo ajeita e João Paulo, livre na área, chuta mal, para longe.
43 – Gol do Coritiba. Negueba faz boa jogada. Ivan cruza na 2ª trave. Wellington Paulista cabeceia e marca.

Segundo tempo
9 – Ruy perde a bola na defesa. Bruno sai nos pés de Borges, mas bola sobra para Cesinha. Leandro Silva protege bem.
15 – Paulinho bate escanteio. Leandro Silva marca gol contra. O árbitro anula, por falta no zagueiro.
26 – Negueba lança. A bola toca no chão e quase engana Marcelo Lomba, que espalma para escanteio.
29 – Negueba chuta de fora da área. O goleiro segura no centro.
39 – Gol do Coritiba. Ruy toca para Rafhael Lucas, que ajeita para Giva, na área. Ele chuta no canto.