O Atlético Paranaense enfrentará neste sábado (dia 30) o Joinville, que pode ser considerado o pior finalizador do mundo. Nas dez principais ligas nacionais do mundo, o time catarinense tem a menor média de finalizações certas por jogo: 0,7. Nas outras nove competições nacionais, o pior nesse quesito é o Levante, da Espanha, com 2,7 por partida.

Não é por acaso que o Joinville está em último lugar no Brasileirão, com apenas um ponto. Até agora, não marcou gols. Perdeu por 1 a 0 para o Fluminense e por 3 a 0 para o São Paulo. O único ponto foi no empate em 0 a 0 com o Palmeiras.

Os únicos dois jogadores do Joinville que conseguiram finalizações certas até agora foram o atacante Jael (uma) e o meia Augusto César (uma). Os que mais arriscaram (e erraram) foram o atacante Kempes (quatro finalizações erradas) e o meia-atacante Marcelinho Paraíba (duas).

Além de acertar pouco o gol adversário, o Joinville também arrisca pouco. É o time com menos finalizações (total de certas e erradas) do Brasileirão, com média de seis por jogo. O melhor nesse quesito é a Ponte Preta, com 17. O Atlético-PR é o 17º, com 9,7.

Em finalizações certas, o time paranaense é o 11º do Brasileirão, com média de 4 por jogo. A melhor é a Ponte Preta, com 6,7.

Apesar dos números fracos no Brasileirão, o Joinville aposta muito no fator campo. Segundo o jornal A Notícia, o time catarinense é a equipe do mundo há mais tempo invicta – há dez meses e 25 jogos. O jornal usou como base dados da IFHHS — Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.

OS PIORES DO MUNDO

O time com menor número de finalizações certas em cada campeonato*

Finalizações por jogo

Clube

País

3,5

Gaziantepspor

Turquia

3,3

Burnley

Inglaterra

3,2

Hertha Berlin

Alemanha

3,2

Houston Dynamo

EUA

3,1

Dordrecht

Holanda

2,9

Parma

Itália

2,8

Evian

França

2,8

FC Ufa

Rússia

2,7

Levante

Espanha

0,7

Joinville

Brasil

*Média por jogo. Dados do WhoScored, considerando apenas as primeiras divisões de cada país