Três universidades paranaenses aparecem no ranking das 100 melhores instituições de ensino superior. A listagem, publicada na segunda-feira (08 de junho) pela consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds), traz a Universidade Federal do Paraná (UFPR) na 37ª posição, enquanto a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) aparecem na 64ª e na 84ª posição, respectivamente.

Na avaliação da QS, a melhor universidade da América Latina em 2014 foi a USP (Universidade de São Paulo), que havia perdido a liderança no ano anterior. O segundo lugar ficou com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que subiu uma posição em relação ao último ranking. Já a Pontifícia Universidade Católica do Chile, que estava na liderança, caiu para a terceira colocação.

O Brasil tem cinco instituições entre as dez melhores, número que se manteve em relação ao ano passado, e possui o maior número de universidades entre as 50 melhores avaliadas, com 17 escolas. 

O ranking é divulgado desde 2011 pela QS, organização de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior, classificando as 300 melhores universidades da América Latina. Os indicadores utilizados para a avaliação são reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, publicações por faculdade, quantidade de professores com doutorado e impacto na internet.

Desde o início da publicação da lista, a USP só não esteve na primeira colocação em 2014. Em nota, o reitor da USP Marco Antonio Zago afirmou que as oscilações anuais são comuns e que a USP é o mais importante instituto de pesquisa do Brasil.

Confira o ranking completo