Aproximadamente 4 mil atletas participaram neste domingo (14) da 2ª etapa do Circuito de Corridas de Rua de Curitiba 2015, que é promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e que comemora o Dia Internacional do Doador de Sangue. O circuito foi desenvolvido no bairro Jardim das Américas e teve a largada e chegada estavam localizados no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou do evento entregando os troféus para os melhores colocados em cada categoria. Este ano os participantes contribuíram com uma causa especial: a campanha Doe Sangue Pelo Esporte, que pretende incentivar a doação de sangue na cidade.

“O circuito de corridas de rua é um incentivo à prática do esporte e revela grandes talentos que hoje colaboram dando o exemplo de solidariedade promovendo a doação de sangue nesta época do ano em que há uma diminuição nas doações”, destaca Fruet.

Foram disputadas duas provas de corrida, com percursos de cinco e dez quilômetros e uma caminhada de cinco quilômetros.O atleta Alessandro de Souza foi o primeiro colocado na categoria 10km masculino. Ele fez o percurso em 33 minutos e três segundos. O atleta disputou 16 provas este ano e em 14 ficou em primeiro lugar e em duas ficou na segunda colocação.O atleta corre 180 km durante a semana e conta que pretende atingir o índice olímpico. “Já esperava estar no pódio hoje. Estou treinando muito para atingir o índice olímpico”. O atleta ressalta que o esporte cresceu muito na cidade nos últimos anos e que o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude foi decisivo. “As provas promovidas pelo município são bem organizadas, tem um valor de inscrição acessível e na maioria das vezes um caráter social, como hoje a doação de sangue”.

A balconista Maria de Fátima de Souza foi a primeira colocada na categoria 10km feminino. Ela fez o percurso em 38 minutos e 58 segundos. A atleta conta que treina todos os dias no período da manhã antes de ir ao trabalho e que iniciou fazendo caminhadas pelo bairro que mora, o Boqueirão.”Comecei devagar na caminhada, depois comecei a correr e não parei mais”.

O Circuito de Corridas de Rua é composto por quatro etapas. As próximas provas estão agendadas para 26 de julho e 4 de outubro, em locais a serem definidos.

Doe sangue

A campanha Doe Sangue pelo Esporte 2015 será realizada até 30 de junho com o apoio da Prefeitura de Curitiba, dos três grandes clubes paranenses (Coritiba, Atlético e Paraná) e de seis bancos de sangue (Erasto Gaertner, Biobanco do Hospital de Clínicas, Hemepar, Hemobanco, Hospital Nossa Senhora das Graças e Santa Casa de Misericórdia).

Qualquer pessoa pode ser doadora de sangue ou medula óssea. Basta comparecer a um dos seis bancos de sangue que estão apoiando a campanha, munidos de documento de identidade, ter entre 18 e 69 anos e estar em boa condição de saúde. Adolescentes com idade entre 16 e 18 anos também podem ser doadores, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Os doadores que se engajarem na campanha devem preencher, no ato da doação, uma ficha que dará direito a concorrer a uma camisa oficial dos três times apoiadores, autografada pelos jogadores.

Resultados

Geral 10 Km Masculino

1- Alessandro de Souza (33:03)

2- Joel Lenart (33:14)

3- Ricardo Julio dos Santos (34:42)

Geral 10 Km Feminino

1- Maria de Fátima de Souza (38:58)

2- Lidia Karwowski (40:44)

3- Valquiria Oliveira (41:48)

Geral 5 Km Masculino

1- Claudinei dos Santos (18:07)

2- Gabriel Milacki (18:15)

3- Joel Oliveiros Will (18:20)

Geral 5 km Feminino

1 – Hadiji Nagao (20:53)

2- Isabel Passoni (22:26)

3- Silvana da Silveira (23:48)