O Governo do Estado atingiu neste ano a marca de mil paranaenses beneficiados pelo Programa de Oxigenoterapia Domiciliar, que fornece uma série de aparelhos para garantir a sobrevivência de pacientes com problemas respiratórios. Implantado em 2011, o programa já está presente em todas as regiões do Paraná e conta com um orçamento anual de R$ 4,5 milhões em recursos estaduais.

O Estado disponibiliza sete tipos de equipamentos específicos que auxiliam o paciente no ato contínuo de respirar. Há pessoas que dependem deste suporte o dia inteiro para continuarem vivas.

Este é o caso de Zailton Anúncio Gasparin, que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica. A doença enfraqueceu seus músculos pulmonares, o que tornou a respiração autônoma praticamente impossível. Devido a este quadro, Gasparin teve que permanecer por três meses internado no Pronto Atendimento do Alto Maracanã, em Colombo.

Contudo, na última semana, ele pôde finalmente voltar para casa. O Governo do Estado entregou à família um ventilador mecânico, que possibilita que o paciente tenha suporte de respiração artificial em casa e sem o acompanhamento permanente de profissionais de saúde.

A aposentada Olga de Oliveira, de Curitiba, é outra paranaense atendida pelo Programa de Oxigenoterapia Domiciliar. Há três anos ela descobriu que tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e depende de um aparelho concentrador de oxigênio para viver.

Recentemente, Olga também recebeu do Governo do Estado um concentrador portátil que permite que ela saia de casa com mais segurança.

Se não tivesse esses equipamentos eu teria que passar a vida toda em um leito de hospital. Hoje eles fazem parte do meu dia-a-dia e espero que com esse novo aparelho eu também tenha mais autonomia para sair na rua, destacou.

AMPLIAÇÃO – De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, esses dois pacientes são exemplo do sucesso do programa que já existe há quatro anos.

Antigamente, a maioria das pessoas só tinham acesso a esses aparelhos se entrassem na justiça. Agora, incorporamos a oxigenoterapia domiciliar à nossa política de saúde e mais pessoas estão sendo atendidas por esta iniciativa, ressaltou.

De 2011 para cá, o número de pacientes beneficiados mais que triplicou. Há quatro anos, apenas cerca de 300 pessoas tinham acesso ao tratamento domiciliar fornecido pelo Estado.

COMO TER ACESSO – O primeiro passo para solicitar os aparelhos é fazer uma consulta em qualquer unidade de saúde do SUS. De lá, o paciente será encaminhado imediatamente para realizar todos os exames e procedimentos indicados para comprovar a necessidade do equipamento.

A partir daí, a secretaria municipal de saúde entra em contato com o Governo do Estado, que disponibiliza a tecnologia que melhor se adequa ao quadro clínico da pessoa.

Não há nenhum custo ao paciente. É tudo fornecido gratuitamente pelo Estado, inclusive a manutenção técnica, ressalta o chefe do Departamento de Atenção às Condições Crônicas da Secretaria Estadual da Saúde, Juliano Gevaerd. Além disso, garantimos a cessão dos aparelhos pelo tempo que for necessário, completou.