SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em uma crítica à repercussão gerada pela morte do sertanejo Cristiano Araújo, Zeca Camargo comparou a reação popular à moda dos livros de colorir, “acusados de destacar a pobreza da alma cultural brasileira”, e desagradou os fãs do cantor na internet.
A crônica foi ao ar na noite deste domingo (28) no “Jornal das Dez” (Globo News) e logo viralizou na web.
No texto, o apresentador argumenta que o abalo nacional gerado pela trágica morte do músico está ligado ao desejo “por uma catarse assim, um evento maior, que nos une pela emoção”.
Ele compara a morte de Cristiano à perda de Cazuza, Kurt Cobain, Mamonas Assassinas e princesa Diana, “ídolos de grande alcance”, e questiona: “Como fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida?”
Para Camargo, a resposta está na “ausência de fortes referências culturais que experimentamos no momento”, relacionada também aos livros de colorir para adultos.
“A morte de Cristiano Araújo e a quase insana cobertura de sua despedida vestiu a carapuça de um contorno de linhas pretas no papel branco, só esperando a tinta da emoção das pessoas para ganhar tons e, quem sabe, significado”, afirma.
Ele termina o texto falando das “revelações de uma música só” e que o “nosso pop não precisa ser assim” porque “temos tudo para adorarmos ídolos de verdade e para chorar de verdade, seja pela presença deles no palco ou pela saudade da perda”.
No Twitter, por causa das críticas, o apresentador ganhou até uma hashtag que pergunta: “Quem é Zeca Camargo?”
A maioria dos fãs argumenta que Cristiano não era desconhecido. Pelo contrário, costumava lotar shows por onde passava.
Em participação do “Vídeo Show” (Globo) desta segunda (29), Camargo se retratou pelas declarações e disse que foi mal interpretado.
ACIDENTE
Cristiano voltava de um show em Itumbiara (a 200 km de Goiânia) com sua namorada, Allana de Moraes, na última quarta-feira (24), quando o veículo em que eles estavam, uma Land Rover, saiu da pista na altura do km 614 da rodovia BR-153, entre as cidades de Goiatuba e Morrinhos, em Goiás, e capotou no canteiro central por volta das 3h15.