O Ministério da Agricultura esclareceu na segunda-feira (29) que 13 Estados, além do Distrito Federal, podem se habilitar a exportar carne bovina in natura para os Estados Unidos. São eles: Tocantins, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

Segundo o Ministério da Agricultura, as 14 unidades da Federação estão livres de febre aftosa com vacinação. A expectativa da ministra Kátia Abreu é de que em cinco anos o Brasil esteja exportando 100 mil toneladas de carne bovina para os Estados Unidos. Nos últimos 15 anos, os norte-americanos vinham negociando a compra de carne bovina in natura do Brasil.

O ministério informou ainda que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) deve publicar nesta terça-feira (30) comunicado oficial no qual reconhece o status sanitário do rebanho bovino brasileiro, o Final Rule, necessário para a importação de carne in natura do Brasil. Segundo a pasta, o USDA anunciou a medida nesta segunda em seu site.