A Polícia Federal (PF) prendeu 12 pessoas nesta quarta-feira (1º) sob suspeita de pertencerem a um grupo de extermínio que agia no município de Pilar, em Alagoas. Segundo a corporação, dois policiais civis e dois militares estão entre os detidos.

A operação desta quarta, que foi chamada de Trombstone (em referência a filme de mesmo nome, de 1993), foi deflagrada após um ano de investigações, que apontaram o envolvimento do grupo em homicídios, tráfico de drogas, roubos e comércio ilícito de armas e munições.

Segundo o delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Fábio Maia, a maioria das vítimas do grupo, inclusive adolescentes, era apontada como responsável por outros crimes, mas também há registro de vítimas inocentes. Um dos suspeitos teria reagido à prisão, sendo atingido por um tiro de raspão no abdômen. Ele foi encaminhado ao hospital e não corre risco de morrer.

Além dos mandados de prisão, também foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de 21 armas – entre espingardas, revólveres e pistolas -, munições, celulares e computadores. Os presos serão ouvidos na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas e encaminhados ao complexo prisional. Eles devem responder pelos crimes de associação criminosa, homicídio, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas e munições, de acordo com a participação de cada um.

Gravação

Uma gravação feita pela PF revela escutas telefônicas de uma ligação entre policiais de Alagoas tramando execuções. O áudio, gravado em 2014, mostra o então comandante da 2ª Cia Independente de Pilar, capitão Paulo Costa, dando ordens para que um policial execute pessoas dentro de uma casa. Mas veja bem, se entrar, não tem que sobrar ninguém pra contar história. (…) É. Agora não pode sobrar ninguém. Se tiver… Ninguém. Ninguém. Ninguém, afirma.

Receoso, o policial, que não foi identificado, fica receoso de se expor e reforça ao capitão que a casa é onde vende drogas e que tem armas lá dentro. O superior, então, reforça as ordens. (…) Se você for e o moleque vai também. Mas todos os que ‘tiver’ lá nessa casa, aí vai todo mundo. Quero nem saber! Menino, mulher, o que for, diz.

Confira o áudio