Com intuito de desenvolver habilidades argumentativas sobre polêmicos temas contemporâneos, os alunos do SEB Dom Bosco vivenciarão diplomatas de potências internacionais durante a III Simulação da ONU. O evento, realizado em parceria com a Internationali Negotia, acontecerá nos dias 3 e 4 de julho.

O projeto consiste na simulação de debates realizados em fóruns internacionais da ONU. Este ano, os discentes participam divididos entre Conselho de Segurança, com o tema Estado Islâmico; e a Organização Mundial da Saúde, abordando epidemias e pandemias. Seguindo o rito e o protocolo oficial da ONU, a iniciativa prima por apresentar sugestões práticas pensadas e defendidas pelo grupo.

Os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental ao 2º Ano do Ensino Médio defenderão seus países representantes, baseados em conceitos políticos e culturais que são pesquisados pelos participantes. Os debates buscam ampliar o conhecimento acadêmico e tem o objetivo de desenvolver competências. Com o projeto, ainda é possível treinar habilidades de argumentação, análise, síntese, oratória, negociação e de facilitar a descoberta da vocação profissional.

O programa também desenvolve a interdisciplinaridade, já que os estudantes precisam elaborar pesquisas aprofundadas nas áreas de ciências humanas.

Benefícios acadêmicos.

O programa acrescenta experiências relevantes para a vida acadêmica dos jovens, já que se tornam protagonistas do aprendizado.

De acordo com a professora de geografia Roseni Rudek, uma das orientadoras do projeto, é possível observar até mudanças de comportamento dos alunos no decorrer das pesquisas. Muitos pais já me relataram que os filhos passaram a se interessar por política internacional, acompanhar os jornais e até mudam os hábitos de postura. Além do conteúdo cultural e político, eles precisam saber se postar como um representante, tanto oralmente quanto corporalmente, contou a professora.

Abertura na ALEP e Noite Cultural.

A Assembleia Legislativa do Paraná será palco da cerimônia de abertura na sexta-feira (03/07), às 10h. O evento é aberto ao público. Após a abertura, os alunos partem para os fóruns de discussões, que acontecem no SEB Dom Bosco Mercês, na Rua Paulo Martins, 314.

Para finalizar os dois dias de debates, os discentes promovem a Noite Cultural no sábado (04/07). A festa, que acontece a partir das 18h, reúne exposições culturais e confraterniza os participantes das simulações e convidados no auditório do colégio Dom Bosco Mercês e também é aberta à comunidade.