LEANDRO COLON, ENVIADO ESPECIAL
ATENAS, GRÉCIA (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, reafirmou nesta sexta-feira (3), em breve pronunciamento na televisão, o pedido pelo voto “não” (contra um acordo com credores) no plebiscito de domingo (5).
Segundo o premiê, rejeitar a proposta de socorro dos credores é votar contra a “chantagem” e o que ele chama de “ultimato” da outra parte da negociação. “Diga não para aqueles que estão tentando incitar o pânico, tentando evitar que você faça a melhor escolha para seu futuro”, afirmou.
Tsipras ainda comentou o relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional) que destaca, entre outras coisas, a necessidade de um perdão de pelo menos 30% da dívida grega, em 177% do PIB no fim do ano passado. “Esse relatório nunca foi dividido pelas instituições em cinco meses de negociação”, afirmou o primeiro-ministro.
Do partido de esquerda Syriza, Tsipras deve participar de uma manifestação nesta noite no centro de Atenas a favor do voto “não”, enquanto simpatizantes do “sim” marcaram um protesto em outra área da cidade.