Policiais militares da 1ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) receberam uma solicitação de emergência na noite de quarta-feira (01) e realizaram o salvamento de uma criança de apenas 11 dias que havia se afogado com o leite materno. O atendimento aconteceu em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O bebê foi encaminhado com vida à unidade de saúde onde passa bem.

De acordo com o Comandante da 1ª Companhia do 17º BPM, capitão Periguary Dias Fortes, os policiais foram acionados por um homem, via 190 (Emergência), por volta das 20h, que informou que sua filha, de apenas 11 dias, havia se engasgado com o leite e estava desfalecida. Rapidamente a equipe foi até o local, onde encontrou a criança desacordada e com sinais de sufocamento, conta.

Os policiais realizaram os primeiros socorros, mas o bebê não respondia as tentativas, porém eles insistiram e conseguiram reanimá-lo e assim desubistruir as vias respiratórias. A criança foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento do bairro Afonso Pena onde recebeu os cuidados médicos do pediatra de plantão, explica o capitão Periguary.

O trabalho da equipe, que atua no bairro Borda do Campo, foi essencial para garantir a vida dessa criança de apenas 11 dias. Os policiais aplicaram todos os seus conhecimentos e, mesmo após dois momentos em que foi preciso reanimar o bebê, eles conseguiram fazer com que ela voltasse a respirar. Parabenizo esta equipe pela agilidade e cuidado com que resolveram a situação, afirma o capitão Periguary.