MARCEL MERGUIZO, ENVIADO ESPECIAL
TORONTO, CANADÁ (FOLHAPRESS) – O Parque Pan-Americano, que vai receber 16 modalidades nestes Jogos de Toronto, ainda é um canteiro de obras a quatro dias da cerimônia de abertura, na sexta-feira (10).
Nesta segunda-feira (6), a reportagem percorreu a região que mais concentra modalidades, à margem do Lago Ontário, e o movimento ainda é apenas de operários, empilhadeiras e tratores. O acesso é restrito a funcionários, mas seguranças e policiais do local permitiram a entrada da reportagem.
Na arena do vôlei de praia, por exemplo, onde as disputas começam dia 13, os trabalhadores ainda instalavam parte da arquibancada modular. A areia já estava dentro de quadra, mas com alguns buracos em razão da drenagem que está sendo feita no local. Em razão do lago, venta muito na arena.
A quadra principal e as outras quatro anexas do vôlei de praia estão instaladas no estacionamento do estádio de futebol do Toronto FC. Lá, serão jogadas as partidas de rúgbi do Pan.
Ginástica (artística, rítmica e de trampolim), esqui aquático e ciclismo, além das das provas de maratona, marcha atlética, triatlo e águas abertas (maratona aquática) serão nesta área do Parque Pan-Americano.
Já o vôlei, raquetebol, squash, handebol e patinação artística serão dentro do Exhibition Centre, um enorme e pavilhão similar ao Rio Centro, que recebeu o Pan de 2007 e vai ser uma das sedes da Olimpíada do Rio-2016. Neste prédio também ficam os centros de mídia e de transmissão dos Jogos.
As arquibancadas provisórias já estão instaladas dentro do prédio, mas os pisos ainda passam por cuidados dos organizadores. O jogos de vôlei e o handebol começam dia 16, mas, a partir do sábado (11), a principal área de competições do Pan já terá partidas de rúgbi e squash, as provas de patinação artística e já verá medalhistas do triatlo e águas abertas.
Nesta terça (7) tem início as disputas do polo aquático, mas as partidas são em outra região de Toronto.