Na hora de comprar um carro, um dos principais critérios a se levar em conta durante o processo de escolha e da negociação é a sua depreciação com o decorrer dos anos. Os veículos com alto índice de desvalorização podem se tornar um verdadeiro prejuízo a longo prazo, já que o proprietário terá feito um investimento alto no início e, no momento da revenda terá um retorno abaixo do esperado.

Por isso, quem deseja evitar esse tipo de problema deve estar, acima de tudo, bem informado quando ao índice de desvalorização do carro escolhido. De nada adianta ter um veículo luxuoso na garagem se, em poucos anos, ele valerá menos da metade do preço pelo qual foi comprado. Conhecer os carros que desvalorizam mais rapidamente é um passo importante para não se deixar levar pelo impulso e evitar dores de cabeça e arrependimentos futuros.

E foi exatamente para ajudar nesse momento que nós, do Portal Chaves na Mão, fizemos uma lista com o TOP 10 dos carros que mais desvalorizam no Brasil. A análise foi feita com base no índice Autoinforme/Molicar, que indica quais os carros que mais desvalorizam no país.

 

10. Jeep Grand Cherokee 

O Jeep Grand Cherokee inaugura o nosso TOP 10, na 10ª posição, com desvalorização anual de 18%. Mas, infelizmente, essa é uma situação bem comum para carros importados, cuja revenda é bem difícil e acaba acontecendo somente com a baixa no valor.

 

9. Citröen C3 Picasso

O Citröen C3 Picasso fica com a 9ª posição do ranking pois, só no último ano, perdeu 18% do valor de revenda. Sua versão 2015 ganhou um reajuste no preço inicial e teve novos acessórios adicionados à sua versão de saída, mas ainda não se sabe se isso foi o suficiente para diminuir a depreciação de seu valor.

 

8. Chery QQ

Um dos fatores que impulsionam a desvalorização de um carro no decorrer dos anos são as marcas que não inspiram confiança no consumidor brasileiro. É o caso do QQ, da marca chinesa Cherry, considerado um dos carros mais baratos do país. Em um ano sua depreciação foi de 18,1%, mesmo sendo um carro completo.

 

7. Fiat Linea

Apesar de pertencer à Fiat, que conta com modelos supervalorizados, o Linea não segue essa regra, e ocupa o 7º lugar de nossa lista, com uma desvalorização anual de 18,4% no período de um ano. Para especialistas, isso acontece graças ao valor inicial muito alto.

 

6. Kia Soul

A Kia também não ficou de fora da lista dos carros que mais desvalorizam no Brasil, e ocupa o 6º lugar dela com o Soul. No último ano, ele perdeu 18,6% do seu valor de revenda, tudo por causa do reajuste que sofreu em seu preço, o que tornou o modelo muito caro para os benefícios que oferecem em troca.

 

5. Lifan X60

Mais um chinês na lista dos carros mais desvalorizados, o Lifan X60 perdeu, em um ano, 19% do seu preço de revenda. É um veículo que não representa um negócio compensador, por ter chego no país há pouco tempo e deixar a desejar em sua dirigibilidade.

 

4. Chery Tiggo

Com depreciação de 21,5%, o Chery Tiggo é o quarto carro que mais desvaloriza no Brasil. Com um preço bem competitivo se comparado com seus concorrentes da mesma categoria, o SUV possui uma versão automática e é o modelo mais barato do país com essa opção.

 

3. JAC J3 Turin

O Turin, versão sedã do J3, perdeu 22,3% do seu valor no último ano e, por isso, ficou com o 3º lugar do nosso TOP10. Infelizmente, nem mesmo a quantidade impressionante de acessórios vindos de fábrica são capazes de manter o seu valor na hora de revende-lo.

 

2. JAC J3

Já a versão hatch do J3 se desvaloriza ainda mais que a sedã, com o passar dos anos. Com depreciação de 22,7%, o carro conta com um número muito atraente de itens de série, que na teoria alavancariam o preço, porém a questão é a mesma sofrida pela Cherry: a desconfiança que o brasileiro ainda tem das marcas chinesas.

 

1. Hyundai Azera

Em primeiro lugar na lista dos carros que mais desvalorizam no Brasil está o Azzera, da marca Hyundai. Super glamuroso, em um ano o veículo é desvalorizado em 23,8%, um impacto altíssimo se considerado o investimento que é feito nele.