Como uma educação de qualidade pode influenciar na conquista por um bom lugar no mercado de trabalho? Como esse assunto pode ser trabalhado dentro da sala de aula, sem pressionar os jovens? Para responder essa e outras questões, conversamos com a responsável pelo Serviço de Orientação Educacional do Colégio Medianeira, Roberta Uceda. Acompanhe abaixo!

Como os assuntos sobre carreira e profissão podem ser trabalhados nas aulas, de forma que o assunto não seja tratado como obrigação desde cedo?

Através do trabalho das disciplinas, ao abordarem conteúdos específicos relativos a cada área do conhecimento, estabelecendo relações com as práticas cotidianas e contextualizando com a realidade mediata.

Como a educação pode contribuir na inserção do mercado de trabalho?

Desenvolvendo um processo que vise a excelência acadêmica e humana, na busca por sujeitos competentes, críticos, autônomos e criativos, em que o conhecimento seja elemento fundamental na leitura de mundo e de realidade, contribuindo efetivamente na forma de ser e de agir de cada um.

A responsabilidade com os compromissos dentro da escola reforça de alguma maneira o comprometimento que alunos devem ter futuramente em suas carreiras?

Com certeza, pois o comprometimento que buscamos ter como profissionais nasce do sentido e significado daquilo que fazemos em nossas vidas. Dessa forma, acredito que o ideal pessoal e profissional transparecem na forma com que atuamos e somos em nossa pratica diária, e isso acaba sendo reconhecido pelos alunos.

Como a escola pode ajudar um jovem a traçar melhor seu perfil e ver em qual profissão se encaixa?

Estimulando seu autoconhecimento, através da percepção de suas afinidades por determinadas áreas do conhecimento, da pesquisa sobre as várias profissões na atualidade e projeções das funções desempenhadas por cada uma. Também propiciando um contato mais direto com locais de trabalho e contato com profissionais inseridos nas diversas profissões.


Curtas

*Para promover atitudes de respeito e ética dentro de sala de aula, o Colégio Medianeira desenvolveu um projeto educativo para os alunos do 6º e 7º ano. Intitulado como Se eu me importo, eu cuido, a ação conta com materiais informativos, visando estabelecer o cuidado com a escola, com o colega e com o meio ambiente.
*A seleção paranaense de tênis conquistou, na última semana, o bronze na Copa das Federações. A equipe formada por 32 tenistas teve nove jogadores do Clube Curitibano: Maria Elisa Ramos, Maria Eduarda Oliveira, Vitória Okuyama, Nathália Gasparin, Eduarda Santos, Arthur Fagundes, Matheus Ramos, Vinícius Abreu e Gabriel Sidney. O treinador da agremiação, Roland Santos, também fez parte da comissão técnica.
*Os dois hotéis de luxo da Atlantica Hotels em Curitiba estão com novas gerentes-gerais. Márcia Coelho assumiu o cargo no Four Points By Sheraton Curitiba e Karen Stank no Radisson Hotel Curitiba.
*A famosa Feijoada Gourmet do Four Points By Sheraton Curitiba tem uma novidade: é servida com pinhão durante o mês de julho. Todos os sábados, a partir das 12h30. Valor: R$ 52,00 + 10% por pessoa.
*O Restaurante Ticiano, do Quality Hotel Curitiba, lança novo cardápio: destaques para os Peixes, Filé a Cavalo, novidade, e Picanha Brasileira, que ganhou novo acompanhamento. Aberto ao público.


FRASE

“Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos”.
(Confúcio)


 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br