Em atenção ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, lembrado ontem, o Ministério da Saúde está convocando a população para fazer o teste da hepatite C e se vacinar contra as hepatites A e B. A estimativa é que 1,4 milhão de pessoas tenham hepatite C no Brasil, mas apenas 120 mil são confirmados e 100 mil estão em tratamento, pois nem todos têm esta recomendação. Todos os anos surgem aproximadamente 10 mil novos casos e 3 mil mortes associadas à hepatite C no país.
O teste da hepatite C pode ser feito nos postos da rede pública de saúde. A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos. O Ministério da Saúde considera primordialmente esta faixa etária porque nas décadas de 80 e 90 havia mais uso de drogas injetáveis, transfusões de sangue e hemodiálise com menor controle e sexo desprotegido.

Atualmente, as hepatites virais são a principal causa relacionada a pacientes na fila de espera por transplante de fígado no País. A preocupação é maior com os tipos B e C, que geralmente se desenvolvem na forma crônica e silenciosa, podendo não apresentar sintomas por até 20 anos. Muitas vezes as pessoas só descobrem que têm a doença ao doar sangue ou ser submetido a algum procedimento cirúrgico.

Boletim

No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado ontem, a Secretaria Estadual da Saúde lançou o primeiro boletim epidemiológico sobre a situação da doença no Paraná. O estudo leva em conta o perfil dos casos registrados entre 2007 e 2013 e aponta uma melhoria na taxa de detecção de novas ocorrências, sobretudo em relação às hepatites B e C.

De acordo com o estudo apresentado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde, em 2007 foram notificados no Paraná 1.538 casos de hepatite B. Seis anos depois, foram 1.821 registros, um crescimento de 18%. Já em relação à hepatite C, o aumento foi de 17% — passou de 806, em 2007, para 948 casos em 2013.

Quanto à hepatite A, o boletim revela uma queda significativa no número de casos. Constatou-se uma redução de 94%, caindo de 1.409 ocorrências (2007) para 84 (2013). A transmissão da hepatite A está ligada a questões de higiene e saneamento básico.