A APP-Sindicato promoveu ontem manifestações para lembrar os três meses do confronto entre professores em greve e policiais, no dia 29 de abril, no Centro Cívico, durante a votação pela Assembleia Legislativa das mudanças na aposentadoria dos servidores, que acabou com mais de 200 feridos. Pela manhã, um grupo de manifestantes se reuniu em frente à casa do governador Beto Richa (PSDB), que completou ontem 50 anos de idade, e fez um café da manhã no local, com faixas, gritos de ordem e distribuição de um bolo. Cerca de 100 pessoas participaram da manifestação.

Interior
À tarde, na Boca Maldita, os professores fizeram outra manifesstação, exibindo fotos e um vídeo sobre o confronto. Também foram usados balões negros com nomes de pessoas vítimas do conflito para lembrar o episódio. No Centro Cívico, os manifestantes depositaram coroas de flores em frente ao Palácio Iguaçu. Também ocorreram manifestações em Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá.

Investimento
Em resposta aos protestos, o governo divulgou nota afirmando que tem feito um esforço para atender às reivindicações dos professores. Já foram contratados mais de 23 mil profissionais da Educação. Além disso, os professores da rede pública paranaense, que representam dois terços de todo o funcionalismo do Estado, receberam 60% de elevação salarial acumulada nos últimos quatro anos. O Paraná paga uma das melhores remunerações iniciais à categoria. Para 40 horas trabalhadas por semana, os professores do Paraná recebem uma remuneração mensal de R$ 3.194,70, alegou o Executivo no texto.

Terceirização
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) aprovou o relatório de inspeção realizado na prefeitura de Morretes (Litoral) em 2014, na administração de Helder Teófilo dos Santos (gestão 2013-2016). A fiscalização apontou irregularidades em despesas realizadas na área da saúde, em especial, aquelas relativas à terceirização de serviços. Em função disso, o TCE-PR determinou a instauração de Tomada de Contas Extraordinária no município. Entre as irregularidades estão a contratação de empresa para prestação de serviços de saúde de natureza estritamente técnica, burlando a regra do concurso público em um contrato no valor de R$ 3.090.000,00.

Justificativa
Em sua defesa, a prefeitura alegou que, em dezembro de 2012, todos os funcionários do hospital foram demitidos pela gestão anterior. A decisão prejudicou as finanças municipais e inviabilizou a continuidade dos serviços. Assim, afirmou que a contratação ocorreu em função da necessidade de manter o hospital em funcionamento.

Mãos
O Partido da Mobilização Nacional (PMN) promoveu na terça-feira reunião com os pré-candidatos a vereador para as próximas eleições em Curitiba. Pré-candidato a prefeitura pelo PEN, o empresário Wilson Picler (PEN) participou do encontro. Nós temos sim que se envolver e participar da política. Não podemos deixar nas mãos erradas, nas mãos dos corruptos. Quando nos negamos a tentar fazer a diferença, nós deixamos o caminho mais livre para quem está fazendo errado, continuar a fazer errado, defendeu ele.

Aula magna
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, participa amanhã em Curitiba de aula magna do curso de Direito da UniBrasil. O evento acontece no Auditório Cordeiro Clève. Lewandowski falará sobre O Conselho Nacional de Justiça e seu papel de transformação do Poder Judiciário.