O Atlético Paranaense registrará sua escalação titular com menor média de idade no próximo domingo às 11 horas, contra o Palmeiras, em São Paulo. A equipe entrará em campo com média de 23,1 anos. A marca mais baixa do clube no Campeonato Brasileiro 2015 ocorreu na última rodada, contra o Avaí, com média de 23,7 anos.

A queda é pela saída do lateral-direito Eduardo, suspenso. O jogador tem 28 anos. A vaga ficará com Matheus Ribeiro (ex-Ypiranga-RS), de 22 anos.

As cinco escalações mais jovem do Brasileirão 2015 foram do Goiás (a menor com 22,3 anos de média). A sexta e a sétima mais jovens pertencem ao Figueirense (23,2) e Joinville (23,6). Os três clubes lutam contra o rebaixamento e estão entre os cinco últimos colocados na classificação geral do Brasileirão, fato que torna o Atlético uma raridade. O clube paranaense aparece entre as escalação mais jovens da competição e luta na parte de cima da tabela (é o oitavo colocado).

Contra o Avaí, o Atlético teve a oitava escalação mais jovem do Brasileirão. Na próxima rodada, ficará com o sexto time titular mais jovem – só aquelas cinco formações do Goiás terão média de idade inferior.

Dos 11 titulares para a próxima rodada, o Atlético terá oito jogadores sub-23. O time titular será formado por Weverton (27 anos); Matheus Ribeiro (22), Kadu (29), Vilches (32) e Sidcley (22); Otavio (21), Hernani (21), Marcos Guilherme (19), Bruno Mota (20) e Nikão (22); Crysan (19).

Nessa formação, são cinco jogadores formados nas categorias de base do Atlético.

A média de idade ficará reduzida nessa rodada pelos desfalques: o atacante Walter (27 anos) e o lateral-direito Bruno Pereirinha (27 anos), ambos em recuperação. Por opção do técnico, ficam no banco o zagueiro Gustavo (33 anos), o meia-atacante Ytalo (27) e o volante Deivid (26).

Bruno Pereirinha seria o substituto de Eduardo na próxima partida, mas o jogador português sofreu uma lesão nessa semana.

Em 2014, o Atlético também apostou em novatos e teve a segunda escalação mais jovem do Brasileirão, com média de 21,7 anos. Só ficou acima do Grêmio, que chegou a escalar o time B em uma rodada, com média de 21,6.