PAULO ROBERTO CONDE, ENVIADO ESPECIAL
KAZAN, RÚSSIA (FOLHAPRESS) – A gaúcha Jacqueline Valente, 29, foi a única representante brasileira em uma modalidade ainda nova dentro programa do Mundial de Esportes Aquáticos.
Apenas em sua segunda edição na competição -estreou em Barcelona-2013- o salto de plataforma de 20 m ao ar livre teve sua final feminina disputada nesta terça-feira (4), no rio Kazanka.
Jacqueline foi a oitava colocada, com 186.60 pontos após três saltos, mas aproveitou a participação para reclamar das condições para se manter na ativa.
“Eu estou muito feliz de estar aqui. De chegar até aqui, sozinha, sem apoio, sem patrocínio, sem técnico, sem nada na verdade”, afirmou. “A minha família me ajuda muito, mesmo que distante”.
Ginasta por formação, ela entrou na modalidade “por casualidade”. Trabalhou com shows artísticos e circos na Alemanha e na Ucrânia, entre outros lugares, e até com pole dance aéreo. Por necessidade no emprego, teve de aprender a realizar saltos de grandes alturas.
É uma vida de cigana. Nos últimos dez meses, Jacqueline morou no México, e “agora está na Rússia”. Não sabe para onde vai e não tem estrutura para treinar.
“Financeiramente, quem me ajuda sou eu mesma. Às vezes fico no negativo para fazer as coisas. Todo mundo me chama de louca”.
Ela também alfinetou a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), embora a entidade tenha pagado sua inscrição no Mundial de Kazan.
“A CBDA não me apoia. Primeiro, disse que a modalidade não era reconhecida pela Fina [federação internacional]. Depois, que as responsabilidades eram minhas, e depois que não tinha orçamento para o ‘high diving’. Tomara que melhorem as coisas”, contou, acrescentando que a confederação também lhe deu uniforme.
Jacqueline disse que a sua participação foi bancada pela Fina. “Se não fosse por ela, eu ficaria no negativo novamente, mas viria para cá”.
Ela também participa de um circuito internacional promovido por uma famosa marca de energético.
Na prova desta terça, as norte-americanas Rachelle Simpson e Cesilie Carlton fizeram dobradinha no pódio. Yana Nestsiarava, de Belarus, ficou com o bronze.