Nos últimos meses muito tem se falado sobre a crise e como o atual cenário econômico tem desafiado as empresas. Com isso, muitas vezes, investimento acaba não sendo a palavra do momento.
Entretanto, é preciso analisar com outros olhos este momento e lembrar que são nestes momentos que a renovação se faz ainda mais necessária e investir na melhora da performance das organizações, buscando cursos ligados ao desenvolvimento de pessoas pode ser o melhor negócio.
E isso é o que o Coaching Executivo e Empresarial tem feito ao longo dos anos: contribuindo para melhorar consideravelmente o ambiente corporativo, gerando alternativas de ação para se evitar um local de trabalho tóxico, desperdício de tempo, de recursos e de energia humana, além da insatisfação crônica, retrabalho, entre outros fatores. Ou seja, mostra possibilidades de tornar e manter o local de trabalho agradável e, desta forma, mais produtivo, elevando o desempenho de uma equipe e das próprias organizações através da aprendizagem e do desenvolvimento contínuos.
Pesquisas recentes têm demonstrado que pessoas satisfeitas produzem mais e melhor. Economistas da Universidade de Warwick, numa pesquisa intitulada Happiness and Productivity, constataram que felicidade eleva a produtividade em 12%. Além disso, afirmaram que emoções positivas parecem revigorar os seres humanos e dentre as conclusões, escrevem que ‘Parece que economistas e outros cientistas sociais precisam dar mais atenção ao bem estar emocional como uma força causal’.
Parece utopia, mas é possível sim estimular o desenvolvimento contínuo das pessoas e elevar o próprio desempenho dentro das empresas. Aos empresários um recado: segundo Alexandre Kjerulf, fundador e Diretor de Bem Estar da Wooohoo Inc. colaboradores felizes, tomam decisões melhores, são excelentes na administração de seu tempo e possuem outras habilidades essenciais de liderança.
E esse é o diferencial do líder que busca o Coaching Executivo e Empresarial.
Por ser um processo voltado para a aprendizagem contínua, a reflexão, bem como na busca de alternativas para ações proativas, o processo de Coaching Executivo e Empresarial pode ajudar a apontar soluções dentro das corporações, melhorando consideravelmente o nível de desempenho do relacionamento com pares, subordinados e superiores hierárquicos, que acabam tendo um contato mais harmonioso e cooperativo.
Acredito que para todos que ocupam posições de liderança numa organização , o Coaching Executivo e Empresarial acaba se tornando um recurso importante para eliminar ou neutralizar as causas dos problemas e ou empecilhos que todas as empresas podem ter.
O processo de Coaching Executivo e Empresarial focaliza os aspectos que se deseja aperfeiçoar, rever e alterar, com a finalidade de elevar a performance nas atividades profissionais.
As vantagens são inúmeras.
Pessoas que têm sob sua responsabilidade a gestão de uma equipe necessitam cuidar de sua capacidade de autogestão como forma de colaborar para a criação e manutenção de um clima organizacional saudável. E, assim, o clima de crise pode se tornar um pouco mais ameno.

Rosa Krausz, Mestre e Doutora pela USP é detentora do Eric Berne Award 2012 e estará em Curitiba durante o 25° Congresso Brasileiro de Análise Transacional, que acontece em agosto. Ela é membro Didata Organizacional e Educacional da ITAA e da UNAT-BRASIL