Recentemente, um vírus se instalou no Facebook. Ao clicar em um vídeo, o usuário marcava amigos em publicações sem nenhum tipo de autorização prévia. O malware, então, se propagava pela rede através do compartilhamento. Agora, um novo e mais perigoso golpe está sendo aplicado na rede social por meio da divulgação de vídeos.
A nova tática surpreende pela dificuldade em identificar conteúdo nocivo: a pessoa vê o conteúdo em vídeo na rede, clica e é direcionada para uma página falsa. Lá, é solicitada a permissão para compartilhar conteúdo na linha do tempo de amigos Uma vez permitido o compartilhamento, uma nova página, que exige uma outra autenticação de login, é aberta. Ao inserir os dados pessoais, o usuário tem a senha roubada pelos criminosos.
O golpe – que foi identificado pela empresa de segurança ESET – também possui um diferencial. São utilizados 30 vídeos diferentes em cinco sites, tornando mais difícil perceber o golpe.


cuidados

1. Atenção no que clica
Fique atento aos vídeos na rede social. Só clique em links que você tenha certeza serem do YouTube ou de algum outro site confiável. Os vídeos do Facebook não exigem que o usuário clique em nada, já que iniciam a reprodução automaticamente.

2. Sem permissões
Não permita o compartilhamento de conteúdo na página de amigos.

3. Onde estou?
Ao ser redirecionado do Facebook para outra página, tente verificar onde você realmente está.


Biblioteca de Apps

Um app do bem

Neste ano, o McDia Feliz, que acontece no dia 29 de agosto e é coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, trouxe uma novidade: o aplicativo para celular do McDia Feliz 2015. Por meio da nova tecnologia, já disponível para download, as pessoas podem participar de forma mais interativa da maior campanha em prol de adolescentes e crianças com câncer. É Acessando o app, é possível conferir eventos e novidades promovidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer,. O aplicativo pode ser encontrado no Google Play Store e App Store. Conecte-se com a causa do combate ao câncer em crianças e adolescentes. 


Bizarrice na rede

Nascidos no mesmo dia
Você já parou para pensar quantas pessoas nasceram exatamente no mesmo dia que você? Com apenas um clique é possível descobrir esse número e muito mais informações na ferramenta interativa population.io. Com base nos dados demográficos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do estudo de Perspectivas da População Mundial (2012), a plataforma não só aponta a quantidade de pessoas que nasceram em uma determinada data, bem como qual é a nacionalidade de cada uma delas. Basta informar a data, o mês e o ano do seu nascimento, além do país e do sexo, e apertar o botão.