Cerca de oito toneladas de alimentos foram arrecadados neste sábado (29) durante a 11ª Maratona Aquática de Curitiba, que reuniu 930 atletas, de 39 equipes, num revezamento aquático com duração de seis horas. Cada equipe deveria doar pelo menos 200 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições da capital paranaense, através do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). O evento, organizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, acontece até as 15 horas deste sábado (29), na Universidade Positivo.

A nadadora Daiane Becker, medalha de bronze no revezamento 4 x 100, no Panamericano de Toronto 2015, participou como madrinha da maratona. Daiane é atleta beneficiária da Lei Municipal do Incentivo ao Esporte. Ela destacou a importância deste tipo de iniciativa para estimular a revelação de novos nomes no esporte. Já participei desta maratona aquática algumas vezes e vejo como uma iniciativa muito importante para incentivar a natação em Curitiba e também para se descobrir novos atletas, comentou.

Entre os participantes estão atletas da categoria paradesporto e uma equipe formada por nadadores que treinam nos Portais do Futuro CIC, Cajuru, Boqueirão e Bairro Novo, projeto da Prefeitura de Curitiba voltada aos jovens, que incentiva a prática esportiva, cultural e oficinas profissionalizantes.

Evolução recorde – O nadador master Luciano D’Agostini, um dos idealizadores da Maratona Aquática de Curitiba, destacou a evolução do evento e o sucesso entre os atletas curitibanos. Nesta edição, houve número recorde de inscritos. Lembro da primeira maratona, que aconteceu no Círculo Militar e tinha 80 inscritos. De lá para cá, o evento só cresceu, com a adesão de um maior número de pessoas.

A primeira edição do evento aconteceu em 2002 para incentivar a realização de provas de natação de longa duração na cidade. No ano passado, a Maratona Aquática de Curitiba recebeu 700 nadadores, 33 equipes com mais de 593 quilômetros nadados pelos participantes.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Junior, afirmou que a grande participação de atletas, de diversas categorias, mostra a força da natação curitibana. Hoje temos um bom desafio para resolver: como fazer esta maratona crescer mais. Essa é mais uma demonstração dos atletas curitibanos do envolvimento com a cidade, reforçou.

A Maratona Aquática de Curitiba é um super-revezamento de 6 horas. Cada atleta pode nadar no máximo 30 minutos, alternados ou seguidos. A faixa etária varia entre atletas de 10 anos a másters, de até 90 anos. O evento é a contrapartida social dos atletas e paratletas beneficiários da Lei de Incentivo ao Esporte do Município de Curitiba, em parceria com a Universidade Positivo, que cedeu o espaço para a realização da competição.