Guto Ferreira
Guto Ferreira (Crédito: Valquir Aureliano)

O técnico Guto Ferreira foi demitido pelo Coritiba na madrugada desse sábado (dia 4), uma hora após a derrota para o Sport – o jogo iniciou às 21h30 de sexta-feira (dia 3).

Não houve entrevista coletiva após a partida no Couto Pereira. O diretor de futebol do Coritiba, William Thomas, apenas fez um pronunciamento à imprensa por volta da 0h45 de sábado.

Ele explicou que os motivos não foram apenas o desempenho contra o Sport, mas que Guto Ferreira estava em “avaliação permanente” e que todo o trabalho do treinador foi levado em consideração para a decisão.

Thomas explicou que o auxiliar James Freitas assume interinamente. O Coritiba volta a jogar no próximo sábado (dia 11), contra o Avaí, em Florianópolis.

TRABALHO DE GUTO FERREIRA
Guto Ferreira foi contratado pelo Coritiba em 27 de novembro de 2023, logo após a demissão de Thiago Kosloski, quando o time já estava rebaixado para a Série B. Em 2024, Guto comandou o time em 19 jogos, com 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. No Paranaense, caiu na semifinal, batido pelo Maringá. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Águia de Marabá já na primeira fase.

PRIMEIRO TRABALHO DE GUTO FERREIRA NO COXA
O técnico Guto Ferreira trabalhou no Coritiba pela primeira vez no fim de 2022, ajudando a evitar o rebaixamento para a segunda divisão nacional, comandando o time em 16 jogos (seis vitórias, dois empates e oito derrotas).

GUTO FERREIRA EM 2023
Guto Ferreira começou 2023 como técnico do Goiás. Foi vice-campeão estadual – perdeu a final para o Atlético-GO, na decisão por pênaltis. Levou o time até a final da Copa Verde e acabou demitido em abril, antes de disputar esse troféu. Somou 25 jogos (16 vitórias, 6 empates e 3 derrotas). O Goiás acabou conquistando a Copa Verde em seguida.

Em junho, Guto Ferreira assumiu o Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro. Não conseguiu fazer o time brigar pelo acesso. Foram 11 jogos, três vitórias, cinco empates e três derrotas. A equipe acabou a competição na 11ª colocação.