O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) estima que 180 mil veículos irão descer ao Litoral neste feriado da Independência do Brasil, 7, e, também, da Padroeira de Curitiba,8. Por isso, programa um reforço no serviço do ferryboat e orienta os motoristas que fujam dos horários de pico para evitar filas.

Caso o tempo esteja estável e não chova, o ferryboat vai operar com cinco embarcações e terá o apoio de uma sexta embarcação da concessionária Travessia de Guaratuba, responsável pelo serviço. A previsão é transportar aproximadamente 800 veículos por hora . Durante a travessia haverá apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar, que ajudam na organização do trânsito e a evitar que motoristas tentem furar a fila.

Uma das dicas do DER é ir ao Litoral em horários menos usuais. A previsão é que o movimento comece na tarde de sexta-feira, 4, com um pico das 15 às 21 horas. No sábado,5, o movimento será concentrado das 8 horas ao meio-dia.

Por ser um feriado prolongado, em especial em Curitiba, a estimativa é que o retorno seja dividido em 3 dias. No dia 7 de setembro, a previsão é o aumento no volume de veículos entre 16 às 21 horas. No dia 8, a estimativa é que o maior número de veículos circule entre 15 e 20 horas. Há também perspectiva que o movimento seja maior no dia 9, com pessoas voltando na manhã de quarta-feira, entre 8 horase meio-dia.

MELHORIAS NO FERRYBOAT – O Governo do Paraná tem investido na melhoria do ferryboat. Fez com que a concessionária recuperasse e ampliasse todas as embarcações. Elas ganharam mais cadeiras e cobertura.

Os quatro flutuantes e as quatro pontes também foram recuperados. Todos os flutuantes funcionam com sistema de células independentes, o que inibe a quase zero a possibilidade de afundamento.

As reformas são acompanhadas e supervisionadas pela Marinha, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e representantes do setor ambiental. Sob neblina a travessia fica suspensa.