MARCO ANTÔNIO MARTINS
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou nesta quarta (2) que a operadora Unimed Paulistana deverá entregar a sua carteira de 744 mil clientes a outros gestores de planos de saúde em um prazo de 30 dias.
Na decisão publicada nesta quarta-feira (2) no “Diário Oficial da União”, a ANS ressaltou que a Unimed Paulistana “continua tendo obrigação de manter a assistência aos seus beneficiários até que a transferência para outra operadora seja finalizada”.
A maior parte dos clientes da operadora de planos de saúde está concentrada na cidade de São Paulo. A ANS orientou estes beneficiários a “manter o pagamento de seus boletos para garantir o direito à migração para uma nova operadora”.
Na avaliação da ANS, a transferência da carteira de clientes foi determinada em função de “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde”.
Com faturamento anual em torno de R$ 2,7 bilhão, a Unimed Paulistana teve suspensa a venda de novos planos de saúde.
A ANS informou que os interessados na carteira de clientes da empresa serão obrigados a manter as condições dos contratos em vigor sem prejuízos aos consumidores.
Caso a troca de comando não aconteça em um prazo de 30 dias (contados a partir desta quarta), a ANS fará uma oferta pública para que outras operadoras façam propostas para assumir a administração da Unimed Paulistana.
Em nota, a operadora confirmou a decisão da ANS e informou que “está trabalhando ativamente para dar completo apoio ao atendimento dos mais de 740 mil clientes da Unimed Paulistana, dentro das normas estabelecidas pela ANS”.