O Coritiba pontuou, mas não saiu da zona de rebaixamento do Brasileirão. Nesta quarta-feira (2), o time empatou com o Sport em 0 a 0, no pleno Couto Pereira, pela 22ª rodada. Para piorar, o Goiás venceu o Palmeiras, na mesma rodada. Os dois resultados mantiveram os coxas-brancas na zona de degola, na qual estão imersos desde a 5ª rodada.

Com o empate – diante de um leão manso, que soma oito rodadas sem vencer –, o Coritiba ficou com 23 pontos, em 18º lugar. Aparece atrás do Avaí (23), que perdeu para o Flamengo e caiu para a zona de degola, em 17º lugar – o time catarinense leva vantagem no número de vitórias. O Goiás, com o triunfo de 1 a 0 sobre o Palmeiras, foi a 25 pontos e subiu para o 16º lugar.

Ao menos, a defesa consolidou uma boa fase no Brasileirão. Nos últimos quatro jogos pelo Brasileirão, o Coritiba não perdeu e nem sequer levou gol. O último tento sofrido ocorreu diante do Palmeiras, na vitória coxa-branca por 2 a 1, há cinco rodadas.

Foi o 100º jogo do técnico Ney Franco no comando do Coritiba. Ele venceu metade (50), empatou 24 e perdeu 25.

O Coritiba volta a campo no próximo domingo (6), às 16 horas. Nessa data e horário, enfrenta o Avaí na Ressacada, em Florianópolis.

Jogo

Além dos desfalques de momento (Ruy e Thiago Galhardo, suspensos, e Negueba, machucado), das mais antigas (Rafael Marques e Juan, machucados) e dos tradicionais (Kléber Gladiador, Keirrison), o Coritiba perdeu o zagueiro Walisson Maia, que sentiu uma lesão muscular e acabou vetado horas antes da partida.

O Coritiba entrou em campo num 4-4-2. O meio-de-campo atuava ora com um volante (João Paulo) e três meias em linha (Cáceres, Lucio Flávio e Esquerdinha), ora com dois volantes (Cáceres recuava) e dois meias. E tentou propor o jogo. O Sport tentava achar brechas na defesa coxa-branca através de bolas longas e cruzamentos.

Como consequência disso, o primeiro tempo até foi movimentado, mas de poucas emoções. O lance mais perigoso foi um que não valeu: Wilson evitou um gol contra de Leandro Silva e o árbitro, vendo impedimento de André, anulou a jogada. Na etapa, houve seis finalizações do Coritiba (três certas) e quatro do Sport (uma certa). Ninguém está se defendendo, mas ninguém está conseguindo muitas finalizações, falou Rafhael Lucas. Temos que acertar o último passe. Segundo o Footstats, o time da casa teve menos posse de bola (48% a 52%) que o adversário.

O Coritiba não mudou para a etapa final. Nem o panorama do jogo. Vendo isso, o técnico Ney Franco colocou o atacante Evandro no lugar do meia Esquerdinha, aos 11 minutos. Em seguida, trocou o volante João Paulo pelo lateral Rodrigo Ramos. Leandro Silva ficou na zaga. Mas com isso o time da casa passou a correr riscos na defesa. Ney Franco tentou a última cartada aos 24 minutos, com Misael no lugar de Cáceres.

Com as mudanças, o Coritiba ficou numa espécie de 3-4-3, mas se desestruturou ofensivamente. Perdeu articulação no meio-de-campo e não explorou tanto as laterais. A única chance de gol saiu de uma falha da defesa do Sport – Rafhael Lucas finalizou e o goleiro salvou. O time pernambucano arriscou-se mais e Hernane (ex-Paraná eFlamengo) perdeu uma grande chance na pequena área. E o placar não se mexeu. O jogo terminou com sete finalizações do Coritiba (quatro certas) e dez do Sport (três certas e uma na trave). O time da casa perdeu também em posse de bola (46% a 54%).

 

CORITIBA 0 x 0 SPORT

Coritiba

Wilson; Leandro Silva, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; João Paulo (Rodrigo Ramos), Cáceres (Misael), Esquerdinha (Evaandro) e Lúcio Flavio; Rafhael Lucas e Henrique Almeida. Técnico: Ney Franco

Sport

Danilo Fernandes; Ferrugem, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Rodrigo Mancha), Marlone, Diego Souza e Samuel (Maikon Leite); André (Hernani). Técnico: Eduardo Baptista

Cartões amarelos: João Paulo, Ferrugem, Renê, Luccas Claro

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Renda: R$ 108.460

Público: 8.30-3 (pagante), 10.000 (total)

Local: Couto Pereira, quarta-feira

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

7 – Esquerdinha recebe de Carlinhos e chuta do bico da área. A bola vai sem força e Danilo pega

9 – Diego Souza aproveita sobra da zaga e chuta cruzado, de trivela. A bola vai para fora

15 – Marlone ganha na corrida de Luccas Claro e bate a gol. Wilson pega

17 – João Paulo cobra falta. Danilo afasta de soco. Lucio Flávio fica com a sobra e chuta de fora da área. A bola ia no ângulo, mas resvala em Wendel e sai em escanteio

21 – Marlone cruza. Atrapalhado por André, Samuel cabeceia para fora

23 – Lucio Flávio cobra falta para a área. Henrique Almeida raspa de cabeça e Danilo pega

28 – Durval domina e bate cruzado. Leandro Silva tenta cortar e quase marca contra. Wilson defende. Contudo, o árbitro anula o lance, marcando impedimento de André, que estava trás de Leandro Silva

31 – Após bola erguida à area. Juninho ajeita e Luccas Claro bate forte, mas por cima do gol

37 – Rafhael Lucas recebe de Esquerdinha e chuta de fora da área. A bola sai rente à trave esquerda

39 – Wendel arrisca de fora da área e manda por cima

Segundo tempo

5 – Marlone recebe de Diego Souza e tenta o cruzamento. A bola vai perto do gol e sai

11 – Diego Souza chuta. A bola bate na zaga e sobra para André, que cabeceia para fora

15 – Após troca de passes, Rithely arremata da meia-lua. Wilson cai e pega

16 – Diego Souza lança André. Wilson sai e afasta esquisito, com o pé. Ferrugem chuta para tentar pegar o goleiro fora de posição, mas Wilson pega

17 – Diego Souza lança. André recebe na área, sozinho, e toca na saída de Wilson. A bola sai rente à trave

23 – Rafhael Lucas aproveita cochilo de Matheus Ferraz e finaliza cruzado. Danilo salva com o pé.

26 – Diego Souza lança Marlone. Wilson sai da área e afasta

33 – René arrisca de fora da área. Wilson cai e pega no canto esquerdo

41 – Diego Souza cobra falta para a área. Hernane finaliza na pequena área e acerta o travessão. A bola volta para ele, mas Wilson dá um tapinha na bola, evita a finalização e salva o Coritiba