Estão abertas as inscrições para quatro programas de residência multiprofissional que serão conduzidos pela Secretaria Municipal da Saúde e pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes). Ao todo, são oferecidas 28 vagas em Saúde do Idoso, Saúde da Família, Enfermagem em Obstetrícia e Enfermagem em Urgência e Emergência. O período de candidatura segue até 19 de outubro e a certificação será concedida pelas Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

As vagas são distribuídas para as áreas de enfermagem (15), farmácia (2), fisioterapia (3), fonoaudiologia (1), nutrição (2), odontologia (2) e psicologia (3). Podem participar da seleção profissionais dessas áreas, assim como formandos, que tenham registro no conselho regional da categoria e carteira profissional. Os programas terão duração de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas, e a bolsa auxílio será de R$ 2.976,26.

Assim como nas outras residências que conduzimos, os profissionais serão acompanhados por nossos preceptores em serviços do Sistema Único de Saúde – como unidades básicas, unidades de pronto atendimento, Hospital do Idoso Zilda Arns e Maternidade Bairro Novo –, conforme o programa escolhido. Dessa forma, contribuímos com a qualificação e tentamos cativar mais profissionais para atuarem na rede pública, afirma o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton. Ao todo, 104 residentes já passaram pelos programas da Secretaria desde 2013, somando as residências multiprofissionais e médicas.

Para concorrer às vagas, o candidato deve preencher formulário no site www.fpp.edu.br, pagar uma taxa de R$ 250 e entregar os documentos solicitados até as 10 horas do dia 19 de outubro, na secretaria da FPP, ou enviá-los pelo correio até essa data. Entre a documentação necessária estão o histórico escolar da graduação, currículo Lattes, comprovante de recolhimento da taxa, atestado de antecedentes criminais, entre outros.

Provas

A prova será aplicada a partir das 9 horas de 8 de novembro de 2015, sendo que o acesso ao prédio que sediará o concurso será bloqueado às 8h45. O exame será composto por 40 questões de múltipla escolha e terá 3 horas de duração. Os candidatos deverão apresentar documento oficial de identidade com foto e levar caneta esferográfica azul ou preta.

Na segunda etapa do processo seletivo, o candidato terá o currículo avaliado e passará por entrevista, na qual serão considerados postura profissional, comunicação, atitude, coerência verbal, raciocínio, organização de tempo, flexibilidade e aspectos éticos. Essa fase será nos dias 20, 23 e 24 de novembro de 2015, das 9h às 12h e das 14h às 18h, conforme agendamento. O resultado final deve ser divulgado em 1º de dezembro deste ano.

Mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser consultados no edital do concurso, disponível no site www.fpp.edu.br