SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A greve dos bancários paralisa agências em São Paulo e em mais 19 Estados (além do Distrito Federal) nesta terça-feira (6).
A reportagem esteve pela manhã na avenida Paulista, um dos principais polos financeiros da da capital paulista, e no vale do Anhangabaú. Sem atendimento ao público, unidades do Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander, Caixa e Bradesco tinham aglomeração de pessoas para utilizar caixas eletrônicos e realizar serviços básicos, como saques, depósitos e pagamento de contas.
A auxiliar de limpeza Joacira Cavalis, 57, estava havia pelo menos 15 minutos dentro de uma agência do Bradesco, na avenida Paulista, para pagar as contas de água dela e da filha. Ela afirma que ficou sabendo da greve apenas nesta manhã. “Soube hoje quando cheguei ao trabalho. Preciso pagar essas contas e não sei direito como fazer”. Na unidade em que ela se encontrava, uma das maiores da região, apenas dois funcionários auxiliavam no setor de autoatendimento ao público.
Em outra agência da região, o garçom Renato da Silva, 47, tentava fazer um depósito de R$ 150 para o filho.
Mesmo com o anúncio antecipado da greve, algumas pessoas esperavam que pelo menos parte do atendimento ainda estivesse em ação. A estudante Renata Louveira, 26, precisava sacar R$ 1.000. A jovem, porém, esqueceu de que o saque no caixa eletrônico é limitado. “Eu sabia da greve, mas desconhecia o limite de saque. Achei que teria alguém para me ajudar, mas só há os seguranças”, disse ela dentro de uma unidade do Itaú Unibanco na avenida Paulista.
A Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) ainda não divulgou suas estimativas a respeito da abrangência da paralisação desta terça em todo o país.
ORIENTAÇÕES AO CONSUMIDOR
De acordo com o Procon-SP, mesmo com a paralisação, o consumidor continua com a obrigação de pagar faturas, boletos bancários e cobranças, mas as empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento.
A entidade recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa e lotéricas.
O consumidor deve documentar o pedido para que, posteriormente, possa reclamar ao Procon-SP se o fornecedor não o atender. Guarde os comprovantes de pagamento.
Contas de água, luz e telefone podem ser pagas em casas lotéricas credenciadas.