SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O magnata das comunicações Rupert Murdoch publicou uma mensagem nesta quarta-feira (7) que provocou indignação de internautas por insinuar que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não seria negro.
No microblog Twitter, ele elogiava o pré-candidato republicano à Presidência Ben Carson por ser o único afro-americano a concorrer à Casa Branca entre os dois principais partidos americanos.
Murdoch, que é dono da rede de televisão conservadora Fox News, vinha fazendo propaganda de Carson nos últimos dias, defendendo-o como uma pessoa idônea e que poderia ser um bom presidente.
“Ben e Candy Carson [mulher do candidato] são incríveis. Imagina termos um presidente negro real que enfrente a divisão racial de forma apropriada? E muito mais”, disse Murdoch.
Ele ainda recomendou a seus seguidores um artigo da “New York Magazine” que questionava se Obama teria feito o suficiente para a comunidade afro-americana. A mensagem provocou irritação entre usuários das redes sociais.
A ativista afro-americana e transgênero Monica Roberts foi um deles. “Rupert Murdoch, e menos ainda a Fox Noise, têm zero credibilidade de abrir seus lábios e dizer qualquer coisa sobre os negros que eles normalmente demonizam.”
“Eu só ouço vozes autoritárias sobre a identidade negra, assim como Rupert Murdoch”, disse Ronan Farrow, repórter da NBC, que ainda mostrou uma mensagem do magnata ironizando com a cor da maioria dos egípcios.
Após as críticas, Murdoch se retratou. “Desculpem-me! Não quis ofender ninguém. Pessoalmente considero ambos homens charmosos”, disse o magnata australiano, também pelo Twitter.
RACIAL
Filho de um queniano negro e uma americana branca, Barack Obama chegou à Casa Branca com grande expectativa da comunidade negra. Alguns ativistas, porém, o criticam por não ter feito o suficiente para diminuir a discriminação.
As maiores críticas foram em relação à reação do governo aos casos de violência policial contra negros. Dentre eles, as mortes de Michael Brown em Ferguson, de Eric Garner em Nova York e de Freddie Gray em Baltimore.
A Fox News, do conglomerado de Murdoch, dá clara preferência aos candidatos republicanos e critica Obama. Alguns de seus entrevistados acreditam na teoria de que Obama não seria americano por ter pai queniano.