SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Corpo de Bombeiros de Minas encontrou na madrugada desta quinta-feira (26) o corpo da 13ª vítima do rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), no dia 5 deste mês. A empresa pertence à Vale e à anglo-australiana BHP Billiton.
Encontrado a 10 km de Ponte do Gama, uma das comunidades atingidas pela lama, o corpo estava em em local de difícil acesso e só foi achado devido ao uso de cães farejadores, informaram os bombeiros. No ponto onde o corpo estava, havia muitos animais mortos, de acordo com a corporação.
Ao todo, 11 pessoas ainda são tidas como desaparecidas, sendo que cinco corpos encontrados nos últimos dias aguardam identificação na Polícia Civil. Até a manhã desta quinta, oito vítimas tinham sido reconhecidas. Das 19 vítimas da tragédia que constam na lista dos bombeiros, 14 são funcionários da Samarco ou de empresas terceirizadas, e cinco, moradores da região.
O rompimento da barragem do Fundão devastou o subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, afetou comunidades vizinhas e poluiu as águas do rio Doce, causando suspensão no abastecimento de água em cidades de Minas e do Espírito Santo. No último fim de semana, a mancha de rejeitos chegou ao litoral capixaba.
O encontro do corpo ocorreu um dia depois de o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, ter dito nesta quarta (25) que quem critica a empresa é porque não conhece a mineradora. As controladoras da Samarco têm como presidentes Murilo Ferreira (da Vale) e Andrew Mackenzie (BHP).