RODRIGO RUSSO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A partir de hoje, o Bilhete Único poderá ser recarregado por um aplicativo de celular.
Usuários do Zuum, uma conta-corrente digital lançada em parceria pela Vivo e pela MasterCard, não precisarão mais pegar filas para fazer recargas.
Basta transferir o dinheiro do aplicativo direto para o cartão do Bilhete Único, em uma operação simples e rápida. O app está disponível para qualquer operadora, em planos pré ou pós-pagos.
Outra opção é ir a um dos 5 mil pontos em que é oferecido atendimento aos clientes da Zuum e efetuar a transação. Nos dois casos, não há qualquer cobrança de tarifa.
“Você não carrega o Bilhete Único em todas as estações do transporte público. Nós queremos aumentar a capilaridade rede e tirar as pessoas da fila”, explica Eduardo Abreu, diretor de marketing e produtos da Zuum.
O acordo entre a SPTrans e a empresa favorece todas as partes. Os usuários poderão fugir das filas; a SPTrans aumenta sua rede de recarga; e a Zuum ganha uma porta de acesso para atrair novos clientes.
A recarga pode ser feita para quatro modalidades do bilhete: avulso, diário, semanal e mensal. O serviço para estudantes, que têm direito a tarifa reduzida, deve ser implementado em janeiro.
Também em janeiro começará uma campanha de marketing para atrair ao novo serviço os usuários do transporte público. A Zuum já conta com 500 mil usuários no país, sendo que 85 mil deles estão em São Paulo.
“Esse é mais um avanço da tecnologia para facilitar a vida do usuário do transporte público, principalmente daqueles que não têm conta bancária”, afirma Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes.