SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ouvidor das polícias de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves, pediu na tarde desta terça-feira (1) que o Ministério Público Estadual e a Corregedoria da Polícia Militar instaurem investigações sobre a conduta da PM em duas ações em escolas ocupadas por estudantes.
Em uma das ações, segundo os alunos, policiais militares jogaram bombas de gás lacrimogêneo nos estudantes da escola estadual Coronel Sampaio, em Osasco. Ainda assim, os PMs não teriam sido capazes de impedir que invasores depredassem o colégio. A secretaria de Segurança Pública disse que não sabem quem eram as pessoas que depredaram o colégio.
Num segundo caso, policiais entraram em confronto com estudantes. Imagens gravadas pelos alunos mostram que um dos estudante é empurrado no peito por um PM e cai no chão. Logo após, cerca de sete policiais se reúnem para conter um outro aluno que tentava impedir que os policiais retirassem uma mesa da frente do portão da escola. A ação, no entanto, não foi filmada, pois os policiais fecharam uma porta, isolando o aluno.
Em nota, o ouvidor disse que o “governo precisa explicar mais e melhor a proposta de reestruturação do ensino no Estado aos diretamente interessados no projeto, bem como à opinião pública”.
A Polícia Militar foi procurada, mas não respondeu à reportagem.