A sétima geração de um dos hatches médios mais admirados no mundo passa a ter o DNA nacional. A linha 2016 do Golf, agora produzida na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), traz novos recursos de tecnologia, além de ter sua oferta de equipamentos reestruturada, para atender da melhor forma possível o consumidor brasileiro.
O Golf nacional chega às concessionárias em fevereiro. Todas as versões trazem de série sete airbags, controle de tração, controle eletrônico do diferencial, controle de estabilidade e sistema de frenagem automática pós-colisão.
O Comfortline terá a opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis (R$ 79.990). Essas mesmas transmissões estarão no modelo intermediário, Highline, equipado com motor 1.4 TSI, também flexível e fabricado em São Carlos, mas dotado de turbo e injeção direta de combustível. A potência é de 150 cv. Entre os itens de série o Highline recebe sistema Start-Stop, que desliga e religa o motor em paradas de semáforo e trânsito congestionado. Quando equipado com câmbio automático, traz aletas para troca de marcha atrás do volante. O Highline manual começa em R$ 91.290 e o automático parte de R$ 96.690.
Sua lista de opcionais inclui o Park Assist, equipamento capaz de estacionar o carro em vagas paralelas ou perpendiculares. A versão topo de linha GTI tem tabela de R$ 117.690. Vem com motor 2.0 TSI a gasolina de 220 cavalos e é sempre equipada com transmissão automática DSG de dupla embreagem e seis marchas, mais aletas para trocas de marcha atrás do volante.
O Golf é o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil a utilizar a plataforma modular MQB, que exigiu um grande investimento na unidade de São José dos Pinhais