O Atlético Paranaense começou 2016 com vitória. No primeiro jogo oficial da temporada, nessa quarta-feira (dia 27), o time derrotou por 1 a 0 o Fluminense, pela primeira rodada da Primeira Liga (Sul-Minas-Rio). Com o resultado, o Furacão lidera o Grupo 3, com três pontos. Na primeira fase, ainda enfrentará o Criciúma (18 de fevereiro, na Arena) e o Cruzeiro (10 de março, em Minas). O melhor de cada grupo se classifica para as semifinais. O segundo colocado com melhor campanha entre os três grupos também avança.

A vitória do Atlético-PR veio com gol do meia Vinícius (ex-Paraná, Coritiba e Fluminense), que fez sua estreia na partida. Também estrearam Paulo André, Léo e Anderson Lopes.

Cristóvão Borges completou 13 jogos pelo Atlético. Soma agora 5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.

O Atlético não tinha Walter e Thiago Heleno, ainda não registrados na CBF. Outros desfalques eram André Lima, Pará, Nikão e Barrientos. O time começou no esquema 4-2-3-1, com Marcos Guilherme na esquerda e Anderson Lopes na direita.

O Fluminense não contava com os zagueiros Henrique (ex-Coritiba) e Renato Chaves (ex-Atlético-PR), o meia Diego Souza e o atacante Ricarlison, todos reforços não regularizados. A equipe carioca usou o 4-4-2, com os quatro meias na mesma linha (Danielzinho e Scarpa pelos lados).

O primeiro tempo foi equilibrado, mas o lado direito do Flu levou muita vantagem sobre o setor esquerdo do Atlético (Roberto, Paulo André, Deivid e Marcos Guilherme). Já o time paranaense conseguiu criar boas jogadas com Léo e Anderson Lopes pela direita. A melhor chance do primeiro tempo foi para o Atlético, quando Vinícius cobrou escanteio, Vilches chutou no canto e Wellington Silva salvou em cima da linha.

No total do primeiro tempo, o Atlético teve 46% de posse de bola, 2 finalizações (2 certas), 87% de precisão nos passes e 4 escanteios. O Flu somou 54% de posse, 4 finalizações (nenhuma certa), 89% de precisão nos passes e 3 escanteios.

O segundo tempo começou com polêmica. Aos 6 minutos, Léo levou um soco na nuca de Fred. O árbitro expulsou os dois. Logo em seguida, uma substituição. O lateral-direito Eduardo entrou no lugar de Anderson Lopes.

O Atlético melhorou no jogo. E o gol saiu já aos 25 minutos. Eduardo cruzou e Vinícius fez 1 a 0.

O Fluminense partiu para o abafa. Aos 34, Marcos Junior caiu ao dividir com Eduardo. O árbitro marcou pênalti. Cícero bateu fraco e Weverton espalmou.

No total dos 90 minutos, o Atlético-PR somou 48% de posse de bola, 3 finalizações (3 certas), 90% de precisão nos passes, 10 cruzamentos (1 certos), 22 faltas cometidas e 4 escanteios. O Fluminense teve 11 finalizações (3 certas), 92% de precisão nos passes, 24 cruzamentos (7 certos), 15 faltas cometidas e 6 escanteios.

FLUMINENSE 0 x 1 ATLÉTICO-PR
Fluminense: Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Nogueira e Ayrton (Léo Pelé); Edson, Cícero, Gustavo Scarpa (Magno Alves) e Danielzinho; Felipe Amorim (Marcos Junior) e Fred. Técnico: Eduardo Baptista
Atlético-PR: Weverton; Léo, Vilches, Paulo André e Roberto; Deivid, Otávio, Marcos Guilherme, Vinícius (Sidcley) e Anderson Lopes (Eduardo); Crysan (Damasceno). Técnico: Cristóvão Borges
Gol: Vinícius (25-2º),
Expulsões: Fred (6-2º), Léo (6-2º),
Cartões amarelos: Vinícius, Crysan, Eduardo (A) Cícero (F).
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Público: 6.053 total
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – Gustavo Scarpa cruza da direita. Fred cabeceia para fora.
14 – Felipe Amorim cruza rasteiro, da direita. Fred aparece livre na área e chuta forte, de primeira. A bola vai sobre o gol.
18 – Vinícius cobra escanteio. Vilches domina na área e chuta no canto. Wellington Silva tira em cima da linha.
32 – Vinícius dá bom passe em profundidade. Marcos Guilherme recebe na área e chuta cruzado. A bola vai na rede, pelo lado de fora.

Segundo tempo
18 – Belo passe nas costas de Eduardo para Ayrton, que sai na cara do gol. Ele chuta e Weverton sai bem, abafando a finalização.
25 – Gol do Atlético. Eduardo cruza da direita. Vinícius entra na segunda trave e chuta no canto.
32 – Lançamento para Magno Alves, que parte em direção à área. Weverton sai com os pés e salva o Atlético.
34 – Wellington Silva cruza da direita. Marcos Junior cai ao dividir com Eduardo. O árbitro marca pênalti. Cícero bate fraco, no cantinho. Weverton espalma.
39 – Marcos Junior chuta de fora da área. A bola vai ao lado.