O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fizeram no último fim de semana uma operação de fiscalização em uma área de invasão e desmatamento irregulares localizada no Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, no Litoral do Estado, dentro das ações do “Verão Paraná 2015/2016. As equipes de fiscalização foram acompanhadas por uma guarnição da Defesa Civil do Paraná.

Na área, de quase dois hectares, quatro pessoas foram qualificadas e notificadas. Os terrenos foram medidos e as devidas notificações lavradas. É a segunda edição da operação conjunta de fiscalização na mesma área desmatada, que deve ter entre 30 e 40 lotes, alguns ainda sem casas construídas. Os fiscais do IAP e os integrantes da Polícia Militar Ambiental já haviam visitado a região na semana passada, quando identificaram sete pessoas.

Na ação integrada, que é continuidade de outras atividades no litoral, o IAP é responsável pela notificação e multa e o BPMA, pela parte criminal. Depois de qualificadas, as pessoas que estão promovendo o crime ambiental são autuadas administrativamente com base na Lei de Crimes Ambientais, explicou Doraci Ramos de Oliveira, coordenador do IAP no litoral durante o Verão Paraná 2015/2016.