No dia 11 de março, completa cinco anos do grande tsunami provocado por um terremoto que devastou parte da costa Leste do Japão. Neste tempo, várias histórias se espalharam pelo país, muitas delas com relatos de aparições de fantasmas. Os relatos, na maior parte das vezes ignorados e vistos apenas como uma espécie de comoção, também ganham atenção cinetífica. 

Material da BBC Brasil, mostra que uma graduanda de sociologia, Yuka Kudo, da Universidade Tohoku Gakuin, ganhou destaque na mídia japonesa recentemente ao apresentar os resultados de uma pesquisa que fez com taxistas e moradores relatando fenômenos do tipo. “Ela conduziu, ao longo de dez meses – entre 2014 e 2015 -, mais de 200 entrevistas aleatórias na cidade de Ishinomaki, que foi devastada pelo tsunami. Quinze dessas pessoas disseram ter tido contato com fantasmas ou experimentado situações inexplicáveis

“Não tenho interesse em discutir se é verdade ou não. Existe um fenômeno social e esse é o foco do meu estudo”, contou a jovem à BBC Brasil. Yuka tomou conhecimento dos casos por intermédio de relatos publicados em jornais e revistas. “O tema da vida após a morte já me interessava e eu tinha interesse em saber mais sobre os mortos do tsunami, então resolvi me aprofundar nessa pesquisa”, disse.

Um dos taxistas contou à estudante que, certa noite, encontrou uma menina sozinha e muito estranha. Perguntou onde estavam os pais dela e a garota respondeu que estava só. Ele se prontificou a levá-la para casa.
A menina ensinou o endereço e, quando chegaram ao local indicado, o motorista ajudou-a a descer do carro. A garota sorriu, agradeceu e, segundo conta o taxista, foi se desvanecendo na sua frente. “Ele garante que pegou na mão da menina e que conversou com ela”, relatou Yuka.

Outro taxista contou à estudante ter pego uma passageira alguns meses depois da tragédia. Ela pediu para ser levada ao distrito de Minamihama, lugar que o taxista disse estar em destroços.