A prefeitura de Paranaguá se manifestou sobre os recentes casos de dengue na cidade e sobre o protesto de moradores que fechou a BR-277 para pedir ações de combate ao Aedes por parte das autoridades.

Em nota a prefeitura disse que respeita a manifestação dos moradores, mas que realiza ações para combater oi mosquito.

Confira a nota publicada:

“A Prefeitura de Paranaguá respeita a manifestação popular de qualquer natureza e ressalta que atua constantemente com agentes de endemia e comunitários de saúde visitando todos os bairros de Paranaguá, inclusive a Vila Guarani, que já contou com visitas de equipes por quatro vezes em toda a região, que atuaram com bombas costais, na eliminação de criadouros do Aedes Aegypti, bem como na conscientização dos cidadãos para que realizem o combate diário ao mosquito dentro das suas residências. Neste trabalho, equipes do município já visitaram mais de 47.000 residências em toda a cidade, algo que significa 77% de todas as casas de Paranaguá, trabalho que também é feito em parceria com soldados das Forças Armadas. O município reitera que a luta contra a dengue, Zika vírus e chikungunya é de toda a sociedade, que deve eliminar os criadouros do mosquito na parte interna das residências.

Além disso, o município realiza a limpeza e destinação de resíduos de forma ambientalmente correta em toda a área urbana de Paranaguá, e realiza diariamente o monitoramento de prédios e logradouros públicos, bem como ruas e todos os locais que são responsabilidade do município.

Com relação ao atendimento de saúde, a Prefeitura, no final de janeiro, criou o Centro de Referência de Combate à Dengue, bem como contratou, com recursos enviados pelo Governo do Estado, mais de 100 profissionais de saúde para o atendimento aos pacientes com dengue e outras doenças causadas pelo Aedes Aegypti. Mais de 500 atendimentos são feitos pela rede municipal de saúde de pacientes com suspeita da doença. Além disso, visando qualificar e melhorar ainda mais o atendimento o município está revisando o protocolo de forma a atender os cidadãos de forma mais rápida.

 

ATUALIZADO – 11h55

O superintendente municipal de Comunicação, Osvaldo Capetta, e a superintendente da Vigilância em Saúde, Elen Soares, estiveram no local da manifestação atendendo aos cidadãos da localidade. Na oportunidade, os representantes do município se comprometeram a realizar uma reunião com uma comitiva de 10 manifestantes junto ao prefeito Edison Kersten e à secretária municipal de Saúde, Sandra Machado Marcondes, para as reivindicações serem discutidas e o município prestar contas de todas as ações realizadas na localidade.”