Mais de 100 pessoas morreram neste domingo (10 de abril) em um incêndio em um tempo em Puttingal, no estado de Kerala, sul a Índia. O acidente teria sido resultado de uma explosão de material pirotécnico e cerca de 350 pessoas ficaram feridas, segundo dados do Ministério do Interior.

O primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, enviou quatro helicópteros Me-17 e ALH da Força Aérea para ajudar no esvaziamento do local e no resgate dos feridos em estado crítico. Além disso, expressou condolências às famílias das vítimas. “Arrasador e estremecedor”, disse o político.

A imprensa indiana afirma que o fogo começou às 3h30 (horário local ou 19h se sábado em Brasília) por conta de uma faísca que caiu sobre um prédio no qual se armazenava fogos de artifício. As chamas então teriam provocado uma enorme explosão que estremeceu casas a 1 km de distância e o prédio do templo desabou.

No momento do acidente, entre 10 mil e 15 mil pessoas participavam da celebração e do espetáculo de fogos de artifício. Kerala tem em vigor uma lei que proíbe a utilização de material pirotécnico, mas as autoridades expedem permissões pontuais para seu uso em celebrações específicas.

O incêndio é o pior nos últimos dez anos na Índia, após o que deixou 91 mortos em uma escola de Tamil Nadu em 2004, a maioria crianças.