LUCIANA DYNIEWICZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – A Polícia Metropolitana de Buenos Aires cumpriu na noite de quinta-feira (5) um mandado de busca e apreensão em escritórios e apartamentos da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner.
Foram apreendidos computadores e documentos encontrados na administração da empresa imobiliária Los Sauces SA, da qual são sócios Cristina e seus filhos -Florencia e o deputado federal Máximo.
A Justiça investiga se os imóveis da empresa foram alugados por Lázaro Báez e Cristóbal López para agradecer favores prestados pela ex-mandatária.
Báez e López são apontados como os empresários que mais enriqueceram no país entre 2003 e 2015, vencendo dezenas de licitações públicas durante o o governo de Cristina e de seu marido, Néstor.
Três apartamentos em um mesmo prédio localizado no bairro de luxo Puerto Madero foram revistados pela polícia, que arrombou uma das portas para entrar.
No mesmo edifício, já morou o ex-vice-presidente kirchnerista Amado Boudou. Também no local, funcionou a financeira SGI, na qual Martín Báez, um dos filhos de Lázaro, foi filmado contando milhares de dólares.
As imagens vazaram para a imprensa neste ano e alavancaram as investigações contra Lázaro, preso há um mês. O empresário era um dos melhores amigos do ex-presidente Néstor (morto em 2010) e, segundo alguns jornais locais, atuava como laranja dos Kirchner.